terça-feira, 20 de julho de 2010

Graça e justificação




4. Tendo em vista o estudado até agora sobre a lei e o que ela não pode fazer, o que Paulo diz sobre a fonte de nossa redenção? 

pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, Rom 3:24. 

Que significa “a redenção que há em Cristo Jesus?

O que é essa ideia de justificar, encontrada no texto? A palavra grega dikaioo, traduzida como justificar, pode significar fazer justo, declarar justo ou considerar justo. A palavra vem da mesma raiz de dikaiosune, justiça, e a palavra dikaioma, requisito justo. Somos justificados quando somos “declarados justos” por Deus.

Antes dessa justificação, a pessoa é injusta e, deste modo, inaceitável a Deus; depois da justificação, ela é considerada justa e, portanto, aceitável a Ele.

E isso só acontece por meio da graça de Deus. Graça significa favor. Quando um pecador se volta para Deus em busca de salvação, é um ato de graça considerar ou declarar que essa pessoa é justa. É favor não merecido, e o que busca a Deus é justificado sem nenhum mérito de sua parte, sem nenhuma alegação para apresentar a Deus em seu favor a não ser seu absoluto desamparo. A pessoa é justificada pela redenção que há em Cristo Jesus, a redenção que Jesus oferece como substituta e segurança do pecador.

A justificação é apresentada em Romanos como um ato ocorrido em um tempo determinado. Em um momento, o pecador está fora, injusto e não aceito; no momento seguinte, após a justificação, a pessoa está dentro, aceita e justificada.

A pessoa que está em Cristo considera justificação um ato passado, ocorrido quando se rendeu completamente a Cristo. Portanto, a melhor leitura para “justificados” é, literalmente, “
tendo sido justificados”.
(Rm 5:1 Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo)

Obviamente, se o pecador justificado cair novamente e, então, voltar a Cristo, a justificação ocorrerá novamente. Da mesma forma, se a reconversão é considerada uma experiência diária, existe um sentido em que a justificação pode ser considerada uma experiência repetitiva.

Se as boas-novas de salvação podem ser consideradas tão boas, o que impede as pessoas de aceitá-las? Em sua própria vida, o que o impede de aceitar tudo o que o Senhor promete e lhe oferece? 





Nenhum comentário:

Postar um comentário