terça-feira, 6 de julho de 2010

“Não impor maior encargo”




6. Qual foi a decisão do conselho, e qual foi seu raciocínio? 
5  Insurgiram-se, entretanto, alguns da seita dos fariseus que haviam crido, dizendo: É necessário circuncidá-los e determinar-lhes que observem a lei de Moisés.
6 Então, se reuniram os apóstolos e os presbíteros para examinar a questão.
7  Havendo grande debate, Pedro tomou a palavra e lhes disse: Irmãos, vós sabeis que, desde há muito, Deus me escolheu dentre vós para que, por meu intermédio, ouvissem os gentios a palavra do evangelho e cressem.
8  Ora, Deus, que conhece os corações, lhes deu testemunho, concedendo o Espírito Santo a eles, como também a nós nos concedera.
9  E não estabeleceu distinção alguma entre nós e eles, purificando-lhes pela fé o coração.
10  Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais puderam suportar, nem nós?
11  Mas cremos que fomos salvos pela graça do Senhor Jesus, como também aqueles o foram.
12  E toda a multidão silenciou, passando a ouvir a Barnabé e a Paulo, que contavam quantos sinais e prodígios Deus fizera por meio deles entre os gentios.
13  Depois que eles terminaram, falou Tiago, dizendo: Irmãos, atentai nas minhas palavras:
14  expôs Simão como Deus, primeiramente, visitou os gentios, a fim de constituir dentre eles um povo para o seu nome.
15  Conferem com isto as palavras dos profetas, como está escrito:
16  Cumpridas estas coisas, voltarei e reedificarei o tabernáculo caído de Davi; e, levantando-o de suas ruínas, restaurá-lo-ei.
17  Para que os demais homens busquem o Senhor, e também todos os gentios sobre os quais tem sido invocado o meu nome,
18  diz o Senhor, que faz estas coisas conhecidas desde séculos.
19  Pelo que, julgo eu, não devemos perturbar aqueles que, dentre os gentios, se convertem a Deus, 
20  mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, bem como das relações sexuais ilícitas, da carne de animais sufocados e do sangue.
21  Porque Moisés tem, em cada cidade, desde tempos antigos, os que o pregam nas sinagogas, onde é lido todos os sábados.
22 Então, pareceu bem aos apóstolos e aos presbíteros, com toda a igreja, tendo elegido homens dentre eles, enviá-los, juntamente com Paulo e Barnabé, a Antioquia: foram Judas, chamado Barsabás, e Silas, homens notáveis entre os irmãos,
23  escrevendo, por mão deles: Os irmãos, tanto os apóstolos como os presbíteros, aos irmãos de entre os gentios em Antioquia, Síria e Cilícia, saudações.
24  Visto sabermos que alguns que saíram de entre nós, sem nenhuma autorização, vos têm perturbado com palavras, transtornando a vossa alma,
25  pareceu-nos bem, chegados a pleno acordo, eleger alguns homens e enviá-los a vós outros com os nossos amados Barnabé e Paulo,
26  homens que têm exposto a vida pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo.
27  Enviamos, portanto, Judas e Silas, os quais pessoalmente vos dirão também estas coisas.
28  Pois pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor maior encargo além destas coisas essenciais:
29  que vos abstenhais das coisas sacrificadas a ídolos, bem como do sangue, da carne de animais sufocados e das relações sexuais ilícitas; destas coisas fareis bem se vos guardardes. Saúde  (At 15:5-29)

A decisão foi contra a opinião dos judaizantes. Estes insistiam que os conversos gentios precisavam ser circuncidados e guardar toda a lei cerimonial, e que “as leis e cerimônias judaicas deviam ser incorporadas aos ritos da religião cristã” (Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 189).

É interessante notar no verso 10 como Pedro descreveu essas antigas leis como um “jugo” que nem eles podiam suportar. Será que o Senhor, que havia instituído essas leis, desejava torná-las um jugo sobre Seu povo? Dificilmente! Ao contrário, ao longo dos anos, em suas tradições orais, alguns dos líderes haviam tornado em fardos muitas das leis que se pretendia que fossem bênçãos. O Concílio procurou poupar os gentios desses fardos.

Note, também, que não havia nenhuma menção nem pergunta dos gentios quanto à necessidade de obedecer aos Dez Mandamentos. Afinal, podemos imaginar o Concílio dizendo-lhes que não comessem sangue, mas que era aceitável ignorar os mandamentos contra o adultério, o assassinato e coisas semelhantes?

7. Que regras foram colocadas sobre os crentes gentios
20  mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, bem como das relações sexuais ilícitas, da carne de animais sufocados e do sangue. 29  que vos abstenhais das coisas sacrificadas a ídolos, bem como do sangue, da carne de animais sufocados e das relações sexuais ilícitas; destas coisas fareis bem se vos guardardes. Saúde   (At 15:20 e 29),                     

e por que especificamente essas?
Embora os cristãos judeus não devessem impor suas regras e tradições sobre os gentios, o conselho quis certificar-se de que os gentios não fizessem coisas que teriam sido consideradas ofensivas para os judeus que estavam unidos a eles em Jesus. Portanto, os apóstolos e anciãos concordaram em instruir os gentios por carta sobre a necessidade de se privar das carnes oferecidas aos ídolos, das relações sexuais ilícitas, das carnes sufocadas e do sangue. Alguns dizem que, por não ter sido especificamente mencionada, a guarda do sábado não deve ter sido aplicável aos gentios (evidentemente, os mandamentos contra a mentira e o assassinato também não foram mencionados especificamente, de forma que o argumento não significa nada).

Será que podemos, de certo modo, estar colocando sobre as pessoas fardos desnecessários mas que são mais tradições que mandamentos divinos? Dê exemplos. Leve seus pensamentos para a classe no sábado.  





Nenhum comentário:

Postar um comentário