sexta-feira, 16 de julho de 2010

A condição moral humana




2. Por que é tão fácil para nós, como cristãos, acreditar hoje na mensagem de Romanos 3:23? “pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,”  Ao mesmo tempo, o que pode levar algumas pessoas a questionar a veracidade desse texto?

Incrivelmente, alguns questionam realmente a ideia da pecaminosidade humana, argumentando que as pessoas são basicamente boas. O problema, porém, está na falta de compreensão do que é a verdadeira bondade. As pessoas podem se comparar a outras pessoas e se sentir bem. Até o mafioso Al Capone era um santo comparado a Adolph Hitler. Porém, quando nos comparamos com Deus e com Sua santidade e justiça, todos nós saímos com um senso opressivo de repugnância e aversão.

O verso também fala sobre “a glória de Deus”. A frase tem sido interpretada de muitas maneiras. Talvez a interpretação mais simples seja dar à frase o significado que tem em 1 Coríntios 11:7,
“[O homem] é a imagem e glória de Deus” (RC). No grego, a palavra traduzida como glória pode ser considerada livremente como o equivalente da palavra imagem. O pecado arruinou a imagem de Deus no homem. O homem pecaminoso está muito longe de refletir a imagem ou a glória de Deus.

3. Como Paulo descreve os cidadãos de seu tempo? 

10  como está escrito: Não há justo, nem um sequer,
11  não há quem entenda, não há quem busque a Deus;
12  todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer.
13  A garganta deles é sepulcro aberto; com a língua, urdem engano, veneno de víbora está nos seus lábios,
14  a boca, eles a têm cheia de maldição e de amargura;
15  são os seus pés velozes para derramar sangue,
16  nos seus caminhos, há destruição e miséria;
17  desconheceram o caminho da paz.
18  Não há temor de Deus diante de seus olhos. Rm 3:10-18. 

Mudou alguma coisa hoje? Qual dessas descrições melhor identifica você, ou como seria você, se não fosse por ter Cristo em sua vida?

Embora sejamos maus, nossa situação não é sem esperança. O primeiro passo é reconhecermos nossa absoluta pecaminosidade e também nossa incapacidade de fazer qualquer coisa por nós mesmos a esse respeito. É obra do Espírito Santo provocar essa convicção. Se o pecador não Lhe resistir, o Espírito o levará a se desfazer da máscara de autodefesa, presunção e justificação própria e lançar-se sobre Cristo, pleiteando Sua misericórdia: “‘Ó Deus, sê propício a mim, pecador!’” (Lc 18:13).

Quando você fez pela última vez uma boa avaliação de si mesmo, seus motivos, suas ações e seus sentimentos? Essa pode ter sido uma experiência muito dramática, não pode? Qual é sua única esperança?        



Nenhum comentário:

Postar um comentário