sexta-feira, 2 de julho de 2010

Paulo e Roma (estudo nº 01)




"Primeiramente, dou graças a meu Deus, mediante Jesus Cristo, no tocante a todos vós, porque, em todo o mundo, é proclamada a vossa fé" (romanos 1:8).

Leituras da semana: At 28:17-31; Rm 1:7; 15:14, 20-27; Ef 1; Fp 1:12

Idealmente, depois de estudarmos o fundo histórico do livro de Romanos, deveríamos começar com Romanos 1:1 e então, avançar através do livro inteiro, verso por verso. Mas, visto que só nos foi reservado um trimestre para o estudo do livro, tivemos que ser seletivos a respeito das partes a estudar. O livro poderia facilmente tomar quatro trimestres, e não apenas um. Consequentemente, só serão cobertos os capítulos-chave, nos quais está contida a mensagem básica.

Para o estudante do livro de Romanos, é extremamente importante entender
seu fundo histórico. Sem essa ajuda, seria difícil saber o que Paulo estava dizendo. Paulo escreveu para um grupo específico de cristãos em um tempo específico e por uma razão específica; conhecendo, tanto quanto possível, essa razão, seremos muito beneficiados em nosso estudo.

Em nossa imaginação, devemos voltar no tempo,
transportar-nos a Roma, tornar-nos membros daquela congregação e, então, como membros da igreja do primeiro século, ouvir Paulo e as palavras que o Espírito Santo lhe deu naquele tempo.

Incrivelmente, embora tenha sido escrito há tanto tempo e em um contexto inteiramente diferente,
o livro tem mensagens relevantes para o povo de Deus hoje, em cada terra e para quase qualquer situação. Consequentemente, precisamos ouvir em oração as palavras escritas aqui e aplicá-las à nossa vida.                


                               Data e lugar da carta aos Romanos


Recomendo-vos a nossa irmã Febe, que está servindo à igreja de Cencréia,  para que a recebais no Senhor como convém aos santos e a ajudeis em tudo que de vós vier a precisar; porque tem sido protetora de muitos e de mim inclusive. (Rom 16:1-2) indica que Paulo provavelmente tenha escrito essa epístola na cidade de Cencreia, que estava próxima ao porto oriental de Corinto, na Grécia. Paulo menciona Febe, residente da grande Corinto, o que estabelece esse como o lugar mais provável em que foi escrita a carta aos Romanos.
Um dos propósitos de determinar a cidade de origem das epístolas do Novo Testamento é confirmar a data em que a carta foi escrita. Paulo viajava muito, e se soubermos onde ele estava em uma ocasião particular, teremos uma pista para a data.

Paulo fundou a igreja de Corinto em sua segunda jornada missionária, em 49-52 d.C.

1 Depois disto, deixando Paulo Atenas, partiu para Corinto.
2  Lá, encontrou certo judeu chamado Áqüila, natural do Ponto, recentemente chegado da Itália, com Priscila, sua mulher, em vista de ter Cláudio decretado que todos os judeus se retirassem de Roma. Paulo aproximou-se deles.
3  E, posto que eram do mesmo ofício, passou a morar com eles e ali trabalhava, pois a profissão deles era fazer tendas.
4  E todos os sábados discorria na sinagoga, persuadindo tanto judeus como gregos.
5  Quando Silas e Timóteo desceram da Macedônia, Paulo se entregou totalmente à palavra, testemunhando aos judeus que o Cristo é Jesus.
6  Opondo-se eles e blasfemando, sacudiu Paulo as vestes e disse-lhes: Sobre a vossa cabeça, o vosso sangue! Eu dele estou limpo e, desde agora, vou para os gentios.
7 Saindo dali, entrou na casa de um homem chamado Tício Justo, que era temente a Deus; a casa era contígua à sinagoga.
8  Mas Crispo, o principal da sinagoga, creu no Senhor, com toda a sua casa; também muitos dos coríntios, ouvindo, criam e eram batizados.
9  Teve Paulo durante a noite uma visão em que o Senhor lhe disse: Não temas; pelo contrário, fala e não te cales;
10  porquanto eu estou contigo, e ninguém ousará fazer-te mal, pois tenho muito povo nesta cidade.
11  E ali permaneceu um ano e seis meses, ensinando entre eles a palavra de Deus.
12 Quando, porém, Gálio era procônsul da Acaia, levantaram-se os judeus, concordemente, contra Paulo e o levaram ao tribunal,
13  dizendo: Este persuade os homens a adorar a Deus por modo contrário à lei.
14  Ia Paulo falar, quando Gálio declarou aos judeus: Se fosse, com efeito, alguma injustiça ou crime da maior gravidade, ó judeus, de razão seria atender-vos;
15  mas, se é questão de palavra, de nomes e da vossa lei, tratai disso vós mesmos; eu não quero ser juiz dessas coisas!
16  E os expulsou do tribunal.
17  Então, todos agarraram Sóstenes, o principal da sinagoga, e o espancavam diante do tribunal; Gálio, todavia, não se incomodava com estas coisas.
18 Mas Paulo, havendo permanecido ali ainda muitos dias, por fim, despedindo-se dos irmãos, navegou para a Síria, levando em sua companhia Priscila e Áqüila, depois de ter raspado a cabeça em Cencréia, porque tomara voto.     (veja At 18:1-18).

Na terceira jornada, 53-58 d.C., ele visitou novamente a Grécia
Havendo atravessado aquelas terras, fortalecendo os discípulos com muitas exortações, dirigiu-se para a Grécia, onde se demorou três meses. Tendo havido uma conspiração por parte dos judeus contra ele, quando estava para embarcar rumo à Síria, determinou voltar pela Macedônia. (At 20:2-3)
e recebeu uma oferta para os santos em Jerusalém, perto do fim de sua jornada
Mas, agora, estou de partida para Jerusalém, a serviço dos santos. Porque aprouve à Macedônia e à Acaia levantar uma coleta em benefício dos pobres dentre os santos que vivem em Jerusalém. (Rm 15:25-26).
Portanto, a Epístola aos Romanos foi escrita provavelmente nos primeiros meses de 58 d.C.

1-- Que outras igrejas importantes Paulo visitou em sua terceira viagem missionária? 

Havendo passado ali algum tempo, saiu, atravessando sucessivamente a região da Galácia e Frígia, confirmando todos os discípulos.  At 18:23

Visitando as igrejas da Galácia, Paulo descobriu que, durante sua ausência, falsos mestres haviam convencido os membros a se submeter à circuncisão e guardar outros preceitos da lei de Moisés. Temendo que seus oponentes chegassem a Roma antes dele, Paulo lhes escreveu uma carta (Romanos) para evitar que a mesma tragédia ocorresse ali. Acredita-se que a Epístola aos Gálatas também tenha sido escrita de Corinto durante a estadia de três meses de Paulo na terceira jornada missionária, talvez logo depois de sua chegada.

Em sua epístola aos romanos, Paulo expôs os grandes princípios do evangelho. Ele afirmava a sua posição nas questões que estavam agitando as igrejas judaicas e gentílicas, e mostrava que as esperanças e promessas que haviam pertencido outrora aos judeus especialmente, eram agora oferecidas também aos gentios” (Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 373).

Como dissemos, no estudo de qualquer livro da Bíblia, é importante saber por que foi escrito; isto é, de que situação ele estava tratando. Consequentemente,
para compreendermos a Epístola aos Romanos, é importante saber quais eram as questões que agitavam as igrejas judaicas e gentílicas. A lição da próxima semana vai tratar dessas perguntas.        





Nenhum comentário:

Postar um comentário