sexta-feira, 9 de julho de 2010

Judeus e gentios (estudo nº 02)



A lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo” (João 1:17).

Leituras da semana: Lv 23; Mt 19:17; At 15:1-29; Gl 1:1-12; Hb 8:6; Ap 12:17

Todos os primeiros conversos para o cristianismo eram judeus, e o Novo Testamento não dá nenhuma indicação de que lhes tenha sido pedido que abandonassem a prática da circuncisão ou ignorassem os festivais judeus. Mas, quando os gentios começaram a aceitar o cristianismo, surgiram perguntas importantes. Deveriam os gentios se submeter à circuncisão? Até que ponto deviam guardar outras leis judaicas? Finalmente, um conselho foi convocado em Jerusalém para decidir o assunto (veja At 15).

Apesar de uma decisão firme pelo conselho de não aborrecer os gentios com uma multidão de regulamentos e leis, alguns mestres continuavam a aborrecer as igrejas insistindo que se exigia dos conversos gentios à fé que guardassem essas regras e leis, inclusive a circuncisão.

De certa forma, estes assuntos existem ainda hoje, só que de forma diferente. Com que frequência, como adventistas, somos acusados de ser judaizantes ou legalistas por causa de nossa lealdade aos Dez Mandamentos (ou, em realidade, nossa lealdade ao mandamento do sábado)? Com que frequência ouvimos que agora estamos debaixo da Nova Aliança, e, portanto, que a lei (o mandamento do sábado) foi abolida?

Por outro lado, às vezes, como igreja, somos também confrontados com aqueles que gostariam de impor sobre nós regras e regulamentos do Antigo Testamento.

Consequentemente, Romanos certamente contém uma importante mensagem para nós hoje, como tinha para a igreja romana de então. 

                                              

Superiores promessas


1-- Qual é a mensagem principal de Hebreus 8:6? (“Agora, com efeito, obteve Jesus ministério tanto mais excelente, quanto é ele também Mediador de superior aliança instituída com base em superiores promessas.”)

Como devemos entender quais são essas “superiores promessas”?

Talvez a maior diferença entre a religião do Antigo Testamento e a do Novo seja o fato de que a era do Novo Testamento foi introduzida pela vinda do Messias, Jesus de Nazaré. Ele foi enviado por Deus para ser o Salvador. Os homens não podiam ignorá-Lo e esperar ser salvos. Unicamente mediante a expiação que Ele proveu eles poderiam ter o perdão de seus pecados. Só pela atribuição de Sua vida perfeita poderiam apresentar-se diante de Deus sem condenação. Em outras palavras, a salvação foi provida pela justiça de Jesus, e nada mais.

Os santos do Antigo Testamentos esperavam ansiosamente as bênçãos da era messiânica e a promessa de salvação. Nos tempos do Novo Testamento, o povo foi confrontado com a pergunta: Iriam aceitar Jesus de Nazaré, a quem Deus enviou como o Messias, seu Salvador? Se eles cressem nEle – isto é, se O aceitassem pelo que Ele era verdadeiramente e se submetessem a Ele – seriam salvos pela justiça que Ele lhes oferecia livremente.

Enquanto isso, os requisitos morais permanecem inalterados no Novo Testamento, porque esses foram fundados no caráter de Deus e de Cristo. A obediência à lei moral de Deus é tanto parte da Nova Aliança quanto da Antiga.

2. Que diz o Novo Testamento sobre a lei moral? 
Respondeu-lhe Jesus: Por que me perguntas acerca do que é bom? Bom só existe um. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos. Mt 19:17
Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus; e se pôs em pé sobre a areia do mar. Ap 12:17
Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus. AP 14:12;
Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos. Porquanto, aquele que disse: Não adulterarás também ordenou: Não matarás. Ora, se não adulteras, porém matas, vens a ser transgressor da lei.  Tg 2:10-11
Ao mesmo tempo, todo o corpo de leis cerimoniais e rituais, que eram distintamente israelitas, que estavam distintamente relacionadas com a Antiga Aliança, que apontavam Jesus, Sua morte e ministério sumo-sacerdotal, foi descontinuado, e uma nova ordem foi introduzida, baseada em “superiores promessas”.

Ajudar tanto os judeus como os gentios a entender o que estava envolvido nessa transição do judaísmo para o cristianismo era um dos principais objetivos de Paulo no livro de Romanos. Essa transição tomaria um tempo considerável.

Quais são algumas de suas promessas bíblicas favoritas? Com que frequência você apela para elas? Que escolhas podem ser obstáculos para o cumprimento dessas promessas em sua vida?      





Nenhum comentário:

Postar um comentário