quarta-feira, 8 de abril de 2009

A base de nossa fé



 

A base de nossa fé

Um famoso hino inglês, traduzido a inúmeras línguas, nos lembra: “Em nada ponho minha fé senão na graça de Jesus” (Hinário Adventista do Sétimo Dia, 522). É importante nunca nos esquecermos dessa verdade. Jesus Cristo é o grande fundamento e fonte de nossa fé. Mas, embora o dom da fé seja um mistério além da compreensão, foram-nos dadas algumas ideias de como a fé é despertada e fortalecida. Nos tempos bíblicos, alguns homens e mulheres tiveram uma experiência súbita que deu início à jornada da fé. Talvez o exemplo mais evidente seja Paulo. Outros falam de um despertar muito mais gradual da guia de Deus em sua vida, que deu foco e direção à peregrinação de sua fé. Sem dúvida, a experiência é um componente essencial e poderoso da vida espiritual. Mas a fé também deve ter conteúdo, e a revelação fornecida nas Escrituras tem um papel importante em nos estabelecer na fé.


3. Que papel têm as Escrituras na experiência da fé?

 
a)- Jo 5:39;   -  "Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim." 


b)- 2Tm 3:15  -  "...e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus."

A Bíblia é de extrema importância e, se a negligenciarmos, estaremos em perigo. Mas exatamente como as Escrituras nos ajudam a despertar e edificar a fé não pode ser expresso em qualquer fórmula humana. Nem mesmo a famosa definição de fé em Hebreus 11 nos explica esse processo. Hebreus 11:1 não nos dá uma definição de pistis [a palavra grega para fé] nem uma descrição de como a fé opera. Certamente, o apóstolo não se preocupa em dar uma explicação psicológica de fé. Ao contrário, ele estabelece as duas habilidades cardeais que tornam possível a fé – tornar a esperança em realidade e o invisível em visível” (William G. Johnsson, The Abundant Life Bible Amplifier:Hebrews, p. 205).

"Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem." (Heb. 11:1) 


4. O que Tiago 2:18, 19 diz sobre o caráter da fé? Por que a fé é mais que um assentimento intelectual da crença na existência de Deus e outras doutrinas?


"Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé. Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem e tremem." (Tiago 2:18, 19)


Texto extraído de:


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário