terça-feira, 21 de abril de 2009

Vida - Estudo adicional



O famoso livro de Ellen White, Caminho a Cristo, trata da nossa vida em Cristo. Se, no contexto da lição desta semana, alguém precisasse escolher um capítulo em especial, bem poderia ser o capítulo 8: “Crescimento em Cristo” (p. 67-76). “Viver em Cristo é ter uma vida de descanso. Pode não haver êxtase de sentimentos, mas deve existir uma constante, serena confiança. Nossa esperança não está em nós mesmos; está em Cristo. Nossa fraqueza se acha unida à Sua força, nossa ignorância à Sua sabedoria, nossa fragilidade ao Seu eterno poder. Não devemos, pois, olhar para nós mesmos, nem permitir que o pensamento demore no próprio eu, mas olhar a Cristo. Que o pensamento se demore em Seu amor, na formosura e perfeição de Seu caráter” (p. 70).

Perguntas para reflexão


1. Quando as pessoas se tornam severamente incapacitadas ou contraem alguma doença terminal, a pergunta que se faz frequentemente é se sua vida ainda tem “qualidade”. Vida com qualidade deve ser definida principalmente em condições físicas, ou outros aspectos também são importantes ou, possivelmente, ainda mais essenciais? Como a compreensão da origem da vida influencia nossa resposta?


2. Para muitos, o lúgubre espectro da morte elimina todo significado e propósito da vida. Afinal, se, mais cedo ou mais tarde, todos morremos e seremos esquecidos, o que significa esta vida? Como Jesus respondeu a essa pergunta e eliminou essa preocupação?


3. Que aspectos de nossa cultura contemporânea tiram o pleno significado da vida? Isto é, que ideais e valores morais, promovidos em nossos dias, reduzem a vida a algo menor do que deveria? Como cristãos podemos responder a esses desafios?


4. Como a mensagem de saúde e princípios de vida podem promover a promessa de “vida abundante”? É possível enganar a nós mesmos a respeito dessa promessa?


Resumo: O estudo desta semana destaca a vida “plena” ou “abundante” encontrada em Jesus Cristo. É uma vida desfrutada com responsabilidade, dando tanta atenção quanto possível à vida física. É também uma vida de relacionamento, pois Deus criou os seres humanos para viver em comunhão uns com os outros. Acima de tudo, é uma vida totalmente renovada em Jesus, e que será transformada e aperfeiçoada pela graça de Deus.


Texto extraído de: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2009/frlic422009.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário