quarta-feira, 22 de abril de 2009

Vida social


Por natureza, os seres humanos são sociais. Evidentemente, existem momentos em que gostamos de estar sós. Precisamos de tempo a sós para oração e contemplação. Alguns precisam de mais tempo e mais espaço a sós do que outros. Mas costumamos ter pena daqueles que sempre estão sós, e especialmente dos que não têm suficientes habilidades sociais para estabelecer laços de amizade e que constantemente deixam de criar relações significativas.


A Bíblia descreve as pessoas como partes de várias cadeias sociais. Família, amizades, relações étnicas, comunidade e igreja são temas dominantes. A Bíblia aponta para o Pai de Jesus como Pai de toda a humanidade, o que significa que todos somos irmãos e irmãs em sentido muito real (At 17:26). Viver em relacionamentos é a essência da vida humana. Quando Adão foi criado, Deus imediatamente criou também uma companheira para ele. A vida familiar era um modelo divinamente criado para a felicidade humana. A Bíblia destaca repetidamente o enorme valor da amizade genuína e as bênçãos que advêm de pertencer a uma comunidade mais ampla.


(Atos 17:26) "...de um só fez toda a raça humana para habitar sobre toda a face da terra, havendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites da sua habitação;" 


7. Qual é a chave de uma administração bem-sucedida das relações sociais? Como você expressa esses princípios em sua vida? 


Fp 2:1-5   -   "Se há, pois, alguma exortação em Cristo, alguma consolação de amor, alguma comunhão do Espírito, se há entranhados afetos e misericórdias, completai a minha alegria, de modo que penseis a mesma coisa, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, tendo o mesmo sentimento. Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo. Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros. Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,"


Os vários aspectos da vida cristã são combinados quando nos associamos ao corpo de Cristo, a igreja. Esta é mais que um lugar em que se reúnem pessoas da mesma opinião e desfrutam companheirismo. Todavia, para muitos, a igreja é realmente o ponto central de sua vida social. Isso tem aspectos positivos e negativos. Sem amigos cristãos, temos poucos ou nenhum modelo de vida cristã. A associação com outros que também servem a Deus e também adotaram um estilo de vida bíblico nos ajuda a permanecer fiéis e a crescer em nosso relacionamento cristão. Mas se não tivermos nenhum amigo fora do círculo de crentes, teremos poucas oportunidades para testemunhar. Em muitas partes do mundo, o evangelismo da amizade é o método mais bem-sucedido de crescimento da igreja.



Estudos mostram que, dentro de sete anos, cristãos mais novos perdem virtualmente todos os amigos não-cristãos. Examine sua própria vida. Esse é o seu padrão? Quais são as razões? Por que vale a pena investir tempo e energia para construir amizades com não-cristãos, ou até mesmo com cristãos?






Nenhum comentário:

Postar um comentário