quarta-feira, 29 de abril de 2009

Deus fala pelos profetas



Muitos têm uma visão muito restrita do dom de profecia. Esse dom é considerado principalmente em termos de predições, e os profetas que eles têm em mente são os que deram nome aos vários livros da Bíblia. Os fatos são diferentes. Deus usou os profetas em uma escala muito mais ampla do que se pensa. E profecia não se refere apenas a predições. Envolve muito mais.

4. Como a relação entre Moisés e seu irmão Arão ilustra o significado chave da palavra profeta? 


Êx 7:1-6  -  "Então, disse o SENHOR a Moisés: Vê que te constituí como Deus sobre Faraó, e Arão, teu irmão, será teu profeta. Tu falarás tudo o que eu te ordenar; e Arão, teu irmão, falará a Faraó, para que deixe ir da sua terra os filhos de Israel. ... Faraó não vos ouvirá; e eu porei a mão sobre o Egito e farei sair as minhas hostes, o meu povo, os filhos de Israel, da terra do Egito, com grandes manifestações de julgamento. Saberão os egípcios que eu sou o SENHOR, quando estender eu a mão sobre o Egito e tirar do meio deles os filhos de Israel. Assim fez Moisés e Arão; como o SENHOR lhes ordenara, assim fizeram." 


A passagem de Êxodo 7:1-6 destaca o verdadeiro trabalho de um profeta. O próprio Moisés, mencionado como um grande profeta (Dt 34:10-12), foi ajudado pelo irmão, que lhe serviu de porta-voz. “Moisés foi como Deus para Arão, que foi como um profeta para o faraó. A ideia clara é que os profetas não criam seus próprios discursos mas só falam o que ouviram de Deus” (Jon Dybdahl, The Abundant Life Bible Amplifier: Exodus, p. 80).


(Deut. 34:10-12)  -  "Nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, com quem o SENHOR houvesse tratado face a face, no tocante a todos os sinais e maravilhas que, por mando do SENHOR, fez na terra do Egito, a Faraó, a todos os seus oficiais e a toda a sua terra; e no tocante a todas as obras de sua poderosa mão e aos grandes e terríveis feitos que operou Moisés à vista de todo o Israel." 


Profeta é um homem ou uma mulher que fala em nome de Deus. Suas palavras têm autoridade porque a mensagem vem de Deus, embora o profeta possa escolher suas próprias palavras para dar essa mensagem. Deus usou extensivamente essa maneira de Se comunicar com Seu povo, como Amós sublinhou quando declarou: “O Senhor Deus não fará coisa alguma, sem primeiro revelar o Seu segredo aos Seus servos, os profetas” (Amós 3:7).


5. O que dizem as Escritura sobre a manifestação do dom de profecia além dos tempos do Antigo Testamento? Examine a seguinte amostra de evidência do Novo Testamento. O que você conclui?


a. Profetas mencionados por nome 


Lc 1:67"Zacarias, seu pai, cheio do Espírito Santo, profetizou, dizendo: ..."


Lc. 2:36; "Havia uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser, avançada em dias, que vivera com seu marido sete anos desde que se casara "


At 13:1  -  "Havia na igreja de Antioquia profetas e mestres: Barnabé, Simeão, por sobrenome Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes, o tetrarca, e Saulo."


b. O dom permanente 


1Co 12:28; -  "A uns estabeleceu Deus na igreja, primeiramente, apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois, operadores de milagres; depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas."


1Co.14:1-5  -  "Segui o amor e procurai, com zelo, os dons espirituais, mas principalmente que profetizeis. Pois quem fala em outra língua não fala a homens, senão a Deus, visto que ninguém o entende, e em espírito fala mistérios. Mas o que profetiza fala aos homens, edificando, exortando e consolando. O que fala em outra língua a si mesmo se edifica, mas o que profetiza edifica a igreja. Eu quisera que vós todos falásseis em outras línguas; muito mais, porém, que profetizásseis; pois quem profetiza é superior ao que fala em outras línguas, salvo se as interpretar, para que a igreja receba edificação."


c. Falsos profetas 


2Pe 2:1; -  "Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição."


Ap 2:20  -  "Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel, que a si mesma se declara profetisa, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos."


d. Característica da igreja remanescente de Deus, nos últimos dias da terra.


Ap 12:17; -  "Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus; e se pôs em pé sobre a areia do mar."


Ap.19:10  -  "Prostrei-me ante os seus pés para adorá-lo. Ele, porém, me disse: Vê, não faças isso; sou conservo teu e dos teus irmãos que mantêm o testemunho de Jesus; adora a Deus. Pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia."


Qual foi o impacto dos escritos de Ellen G. White (que tinha o dom de profecia) em sua vida? 

Como Deus lhe falou por intermédio de seu ministério? 

Como você pode ser mais beneficiado pelas bênçãos desse dom?







Nenhum comentário:

Postar um comentário