domingo, 5 de abril de 2009

Fé em Alguém



Fé em Alguém


As doutrinas são importantes. Quando dizemos que cremos em Deus, queremos saber mais sobre Ele e estamos ansiosos para absorver o que nos revelou. É natural desejarmos fornecer uma descrição estruturada do que cremos sobre nosso Criador e Seu trato conosco, e queremos estar certos de que conhecemos Sua vontade. Mas, embora creiamos que as doutrinas de nossa igreja são verdadeiras, nossa fé não está ancorada em um sistema doutrinal, mas em Jesus. As doutrinas não são um fim em si mesmas. Elas nos ajudam a entender melhor Jesus e o que Ele fez por nós.

De certo modo, o papel das doutrinas na fé cristã pode ser comparado ao papel da gramática. Só podemos nos comunicar pelo idioma porque existe uma estrutura gramatical nas palavras que proferimos e escrevemos.


Da mesma forma, damos uma estrutura ao conteúdo de nossa fé por meio das doutrinas. Anselmo, teólogo medieval, pronunciou as palavras famosas de que a teologia é a fé que busca se compreender.


11. O que o Novo Testamento diz sobre a importância da sã doutrina? 


a)- 1Tm 4:16; - Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes.


b)- Tt 2:1 - Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina.


A sã doutrina é essencial, mas doutrina e teologia que continuam sendo teoria inanimada não podem salvar ninguém. É até possível ser teólogo sem ser crente. Em última instância, ter fé não é só defender que várias convicções são biblicamente corretas, mas é a confiança na pessoa a respeito de quem falam essas doutrinas.


12. Qual é a relação entre a salvação e a fé na fonte da vida? 


a)- Jo 3:36;  - Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.


b)- Jo. 6:35 - Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede.


13. Qual é a convicção fundamental sobre a qual a igreja está construída?


Mt 16:13-19 - Indo Jesus para os lados de Cesaréia de Filipe, perguntou a seus discípulos: Quem diz o povo ser o Filho do Homem? E eles responderam: Uns dizem: João Batista; outros: Elias; e outros: Jeremias ou algum dos profetas. Mas vós, continuou ele, quem dizeis que eu sou? Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Então, Jesus lhe afirmou: Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus. Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares na terra terá sido ligado nos céus; e o que desligares na terra terá sido desligado nos céus.


A passagem de Mateus 16 tem sido usada frequentemente como prova de que o apóstolo Pedro deve ser considerado o fundador da igreja cristã. Essa ideia não tem nenhum apoio bíblico. Ao contrário: Cristo é a pedra sobre a qual a igreja está construída (veja 1Pe 2:4-8). E é a fé nessa Pedra – a crença inabalável de que Jesus, o Filho de Deus, é nosso Salvador – que torna a igreja o que é, não uma instituição humana, mas a igreja de Deus.


1Pe 2:4-8 - Chegando-vos para ele, a pedra que vive, rejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo. Pois isso está na Escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será, de modo algum, envergonhado. Para vós outros, portanto, os que credes, é a preciosidade; mas, para os descrentes, A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular e: Pedra de tropeço e rocha de ofensa. São estes os que tropeçam na palavra, sendo desobedientes, para o que também foram postos.


Texto extraído de:  http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2009/frlic222009.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário