quarta-feira, 22 de abril de 2009

Vida espiritual



“E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas” (2Co 5:17).


5. Como podemos ser “novas criaturas” em Jesus?


Todos os habitantes da Terra, quer tenham percebido isso, quer não, pertencem a Deus desde o nascimento. Mas esta vida que todos nós compartilhamos neste mundo, como todos sabemos, é passageira. O pecado trouxe a decadência e a morte não só a todo ser humano mas a todo ser vivo no planeta. Ninguém está livre da esmagadora devastação provocada pelo pecado.


A grande notícia é que temos a escolha se esta vida será tudo o que teremos ou se aceitaremos o maravilhoso dom da vida eterna.


No entanto, essa vida eterna requer uma mudança de coração, uma conversão. A Bíblia usa diversas metáforas para descrever essa experiência decisiva. A mais fácil de entender é a do novo nascimento, a imagem usada para descrever o ponto decisivo em que a pessoa aceita o dom da vida eterna em Cristo. Quando isso acontece, “o velho homem” morre e nasce uma “nova pessoa”.


Em nenhuma parte da Bíblia essa necessidade do novo nascimento é descrita com maior clareza do que em João 3. Leia a seção (v. 1-21) que conta o encontro de Jesus com Nicodemos.

(João 3) - "A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez? Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo. O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito. Então, lhe perguntou Nicodemos: Como pode suceder isto? Acudiu Jesus: Tu és mestre em Israel e não compreendes estas coisas? Em verdade, em verdade te digo que nós dizemos o que sabemos e testificamos o que temos visto; contudo, não aceitais o nosso testemunho. Se, tratando de coisas terrenas, não me credes, como crereis, se vos falar das celestiais? Ora, ninguém subiu ao céu, senão aquele que de lá desceu, a saber, o Filho do Homem [que está no céu]. E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, para que todo o que nele crê tenha a vida eterna. Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más. Pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem argüidas as suas obras. Quem pratica a verdade aproxima-se da luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque feitas em Deus." 


6. Qual é a natureza do novo nascimento? O que significa nascer de novo?


A vida nova do seguidor de Jesus, que abandonou a vida de interesse egoísta em troca da vida de compromisso com o reino de Deus, será caracterizada pelo crescimento. O recém-nascido para o reino de Deus precisa se alimentar com o tipo adequado de alimento espiritual e deve amadurecer gradualmente. O apóstolo Pedro nos encoraja a crescer “na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” (2Pe 3:18).

"antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno." (2 Ped. 3:18)

Se alguém lhe perguntasse: “Você nasceu de novo?”, o que você responderia? O que sua resposta revela sobre sua experiência com Jesus?



Texto extraído de: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário