segunda-feira, 27 de abril de 2009

Cristo – Deus vem a nós pessoalmente



Receber cartas regularmente de alguém pode ser muito diferente de conhecer essa pessoa mais intimamente. Receber uma foto revela outra dimensão dessa pessoa. Mas você não conhecerá realmente essa pessoa enquanto não conviver face a face com ela.


Por causa do pecado, Deus não mais pode comungar conosco assim como fazia com Adão e Eva no Jardim do Éden. Embora Se comunique conosco muito eficazmente de diversas maneiras, Ele quer dar-nos um quadro mais completo de Si mesmo. E isso Ele fez por meio de Jesus.


7. Como Deus nos deu essa compreensão mais clara de Si mesmo? 


Jo 1:1, 2; -  "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus."


Jo 14:9;  -  "Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?"


Hb 1:1-3  -  "Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo. Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas," 


O teor preciso de João 1:1 é importante. João não diz que Deus Se mostrou em carne, ou apareceu em carne. Ao contrário, ele diz que Jesus Se tornou carne em um ponto definido do tempo. Jesus veio do alto e Se tornou carne; isto é, Ele tomou sobre Si a nossa humanidade. Que nosso Senhor Jesus Cristo, o eterno Filho de Deus, Se haja tornado carne para a nossa salvação é provavelmente a doutrina da fé cristã mais básica de todas as denominações cristãs.


8. Qual é a relação entre a revelação de Deus nas Escrituras e Sua revelação em Jesus Cristo? 


Jo 5:36-40  -  "Mas eu tenho maior testemunho do que o de João; porque as obras que o Pai me confiou para que eu as realizasse, essas que eu faço testemunham a meu respeito de que o Pai me enviou. O Pai, que me enviou, esse mesmo é que tem dado testemunho de mim. Jamais tendes ouvido a sua voz, nem visto a sua forma. Também não tendes a sua palavra permanente em vós, porque não credes naquele a quem ele enviou. Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim. Contudo, não quereis vir a mim para terdes vida." 


Para alguns, o estudo da Bíblia é um fim em si mesmo. Realmente, existem muitos talentosos estudantes da Bíblia que nem mesmo creem em Deus. Mas a leitura da Bíblia sem buscar conhecer o Senhor que ela revela é tão ineficaz para levar alguém à salvação quanto a leitura de uma receita culinária para encher seu estômago vazio.


Jesus Cristo é o centro das Escrituras. A Bíblia fala sobre Ele, sobre o que Ele nos revelou quanto à natureza e ao caráter de Deus. A Bíblia não nos salva, mas é a fonte autorizada da verdade sobre o único Ser que pode fazê-lo: Jesus de Nazaré.


Uma coisa é ler a Bíblia; outra é conhecer a Bíblia; e outra ainda é recitar textos de memória. Mas você conhece o Senhor revelado na Bíblia? Como é possível ler a Bíblia e ainda estar longe de conhecer melhor a Deus?





Um comentário:

  1. Olá, querido irmão!
    Vim agradecer e retribuir a visita!
    Parabéns pelo blog, está muito edificante!
    Que Deus abençoe poderosamente você e a sua família...
    Obrigada pela visita!
    A Paz...

    ResponderExcluir