sexta-feira, 17 de abril de 2009

Esperança – aqui e agora



A esperança cristã está relacionada com o futuro: A volta de Cristo; a ressurreição do povo de Deus; novo Céu e nova Terra; eternidade com Deus. Mas a salvação também é uma realidade presente. Esse tipo de esperança nos separa dos que não têm a certeza de que a vida tem significado e que em Cristo a humanidade tem um futuro eterno. O apóstolo Paulo nos lembra da mudança radical que ocorre quando recebemos Jesus como nosso Senhor. Separados de Cristo, estamos sem “esperança e sem Deus no mundo” (Ef 2:12). Mas tudo muda quando não mais estamos “longe” de Deus mas somos “aproximados pelo sangue de Cristo” (v. 13).

3. Como Jesus descreve a mudança radical que toma lugar quando ouvimos Sua palavra e cremos nEle? 


Jo 5:24   -  "Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida."


4. Que tipo de vida pode ser a nossa? Jo 10:10. -  "O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância."


O que significa isso, e como devemos experimentar essa promessa?


“Vida” é uma das palavras-chave do Evangelho de João. Em Mateus, Marcos e Lucas, o conceito de vida é principalmente o de vida eterna. “Mas no Evangelho de João, a vida destaca principalmente a realidade presente do que Jesus faz pelos que creem nEle. ...


“Existem duas chaves para se atingir o melhor da vida. A primeira é saber que a fonte dessa vida é encontrada somente em Cristo (Jo 14:66:33-581Jo 5:11, 12). Onde estiver Jesus, ali haverá vida (Jo 11:25, 26). A segunda chave para atingir a vida é crer (1:412). É pela contínua relação com Jesus que as pessoas se apropriam da vida que é sempre encontrada em Jesus (3:1636)” (Jon Paulien, The Abundant Life Bible Amplifier: John, p. 189).


(João 14:6)  -  "Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim." 


(João 6:33-58)   -  "Porque o pão de Deus é o que desce do céu e dá vida ao mundo. Então, lhe disseram: Senhor, dá-nos sempre desse pão. Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede. .... Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora. ..... E a vontade de quem me enviou é esta: que nenhum eu perca de todos os que me deu; pelo contrário, eu o ressuscitarei no último dia. De fato, a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. ...... Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que da parte do Pai tem ouvido e aprendido, esse vem a mim. Não que alguém tenha visto o Pai, salvo aquele que vem de Deus; este o tem visto. Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna. Eu sou o pão da vida. Vossos pais comeram o maná no deserto e morreram. Este é o pão que desce do céu, para que todo o que dele comer não pereça. Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá eternamente; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne. ......  Assim como o Pai, que vive, me enviou, e igualmente eu vivo pelo Pai, também quem de mim se alimenta por mim viverá. Este é o pão que desceu do céu, em nada semelhante àquele que os vossos pais comeram e, contudo, morreram; quem comer este pão viverá eternamente." 


 (1 João 5:11-12)  - "E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho. Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida."


 (João 11:25-26)  - " Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto?"


 (João 1:4)  -  "A vida estava nele e a vida era a luz dos homens."

(João 1:12)  -  "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome;"


(João 3:16)  -  "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." 

(João 3:36)  - "Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus." 





Nenhum comentário:

Postar um comentário