segunda-feira, 20 de abril de 2009

Vida I





ESBOÇO



I. O dom da vida (Jo 1:1-3) - No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.


A. Deus é a fonte de toda vida na Terra. Esse dom surpreendente nos obriga a responder de alguma forma específica? Por quê?B.Deus nos deu as diretrizes sobre o cuidado de nosso corpo: recomendações dietéticas, bem como instruções mais amplas sobre o estilo de vida. O que essas diretrizes dizem sobre o valor que Deus dá à vida humana?


II. Vida abundante (2Co 5:17) - E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.


A. Assim como Deus nos deu vida no princípio, nascemos de novo para uma nova vida em Cristo. O que mudou em sua vida como resultado dessa relação com Jesus? Explique.B. No Verso Para Memorizar desta semana, Jesus diz que veio para que tenhamos vida mais abundante. Como Ele tornou mais satisfatória sua vida?


III. Nova vida em Cristo (2Pe 3:18) - antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno.


Com Cristo em nossa vida, podemos viver com propósito e significado. Pedro nos aconselha a crescer na graça e no conhecimento de Jesus. De que modos tangíveis você pode fazer isso todo dia?


Resumo: Jesus disse a Nicodemos que ele devia nascer de novo (Jo 3:1-21). Faça tudo o que puder para começar cada dia como alguém nascido de novo em Cristo.


Deus nos dá não só a vida, mas um estilo de vida. Ele nos criou e nos redimiu. Dessa forma, nossa vida não pertence a nós. Perante Deus, somos responsáveis pelo que fazemos com a vida que Ele nos dá.


A antiga pergunta: “O que significa a vida?” acendeu debates e infinitas conjeturas desde o início dos tempos. Alguns cientistas dizem que a resposta é a sobrevivência da espécie. O ateu Richard Dawkins, que escreveu O Gene Egoísta (1976) propõe que a vida é apenas a maneira de os genes escolherem para se reproduzir. Outras respostas para o significado da vida variam desde o sublime até o absurdo: esclarecimento, sucesso individual, poder, prazer e até o número 42 (como Douglas Adam ironicamente propõe em The Hitchhiker’s Guide to the Galaxy [Guia do Carona Para a Galáxia]). Ainda outras mentes questionam se o conceito “significado da vida” em si tem significado.

Quando perguntamos como surgiu a vida, as ideias tendem a ser mais claras e distintas mas, ainda, mutuamente excludentes e frequentemente cheias de incógnitas. Evolucionistas, como Dawkins, dizem que a evolução é tão indiscutível quanto a gravidade, mas os críticos da evolução ainda persistem em lançar dúvida sobre ela. Os teoristas mais próximos à periferia das crenças aceitáveis sugerem que a vida na Terra foi semeada por extraterrestres, mas geralmente não explicam de onde vieram esses seres. Os defensores do Design Inteligente dizem que deve haver um Projetista Inteligente, mas, no atual clima legal (pelo menos nos Estados Unidos da América), seus advogados não lhes permitem dizer quem é Ele.


Como cristãos, consultamos a Bíblia, e nela encontramos respostas claras, distintas e coerentes para essas duas perguntas. Deus nos criou para amá-Lo, servi-Lo e para que sejamos amados e servidos por Ele. Não temos todas as respostas para os mistérios da vida, mas Seu amor por nós é um começo muito bom.


A Bíblia diz que Cristo é o Alfa e Omega – o início e fim – da vida e do tempo (Ap 1:8). O que esta certeza significa em nossa vida individual e em toda a vida em si? (Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso. Apoc. 1:8)


Pense nisto: Como você demonstra que o alvo de sua vida é amar e servir a Deus?


As passagens seguintes trazem o fato de que Deus está preocupado e envolvido em todos os aspectos de nossa vida e que, por nossa vez, devemos estar sempre atentos à Sua presença em tudo o que fazemos.


Comentário bíblico


Resumo: A Bíblia considera um fato óbvio a criação do Universo por Deus. A grandeza e a bondade de Deus são demonstradas pelas coisas que Ele fez e pela maneira como as fez. A evidência inclui nosso próprio corpo. Assim, a Bíblia sugere que nossa existência deve servir para nos lembrar de Deus, de Seu amor por nós e de Seus planos para nosso destino.


I. Vida abundante


(Recapitule, lendo: João 10:10.) - O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.

Alguma vez você pensou por que Deus criou a luz antes de criar uma fonte de luz? O Sol só aparece no quatro dia da semana da Criação, quase cem horas depois de a luz ter brilhado sem ele. Talvez, Deus quisesse que nos lembrássemos de que antes que houvesse qualquer outra coisa, Ele – “a luz do mundo” – já estava lá. Seu poder, Seu amor, Sua bondade e a plenitude de Sua vida são originais; todos se originam dEle e de Sua própria natureza como Deus.


Deus nos deu a plenitude de Sua vida através de Seu Filho. Quando Jesus disse que viera para que tivéssemos vida “em abundância” (Jo 10:10), Ele não estava Se referindo unicamente à vida física em seus vários aspectos, mas também à vida espiritual e eterna.


Desde o início, o Evangelho de João é bastante enfático que Cristo é a fonte dessa vida (Jo 1:3, 4). (Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. João 1:3-4)


João continua dizendo que essa vida é a “a luz dos homens” (v. 4). Aqui, João compara a vida com a luz, primeira criação de Deus, sugerindo que a vida compartilha as qualidades da luz. Mesmo agora, nós a usamos para simbolizar sabedoria e entendimento, revelação e inspiração.


Como o Senhor da luz Se revelou a você nos eventos e no curso de sua vida?


II. Maravilhosamente formado nas profundezas da Terra

(Recapitule lendo Salmo 139:13, 14.) - Pois tu formaste o meu interior tu me teceste no seio de minha mãe. Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem;

De acordo com a Interpreter’s Bible, alguns estudiosos propõem que o Salmo 139:15 (os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra.) pode ser “uma reflexão da ideia de que o feto humano foi feito por Deus em outro lugar antes de ser introduzido no útero” (p. 716). É fácil ser apanhado por essa especulação vazia e esquecer o propósito maior do salmo: servir de testemunho da onisciência de Deus. O Senhor estava ciente de nós e tinha planos para nós antes mesmo de os elementos físicos de nossa existência se reunirem nas combinações sem igual que fazem de nós o que somos.


Podemos também considerar que a consciência que Deus tem a nosso respeito é um reconhecimento poético do fato de que nosso “físico” e nossa “espiritualidade” estão entrelaçados. Desse modo, não somos algum espírito que desce de algum reino e se introduz misteriosamente em corpos físicos. Nosso corpo físico somos nós, e precisamos respeitá-lo como casa de Deus.


Se Deus nos criou com um corpo físico, qual deve ser nossa atitude para como esse corpo, e como devemos demonstrar essa atitude em tudo o que fazemos?


III. A vida é com pessoas


(Recapitule, lendo: Filipenses 2:1-5.) - Se há, pois, alguma exortação em Cristo, alguma consolação de amor, alguma comunhão do Espírito, se há entranhados afetos e misericórdias, completai a minha alegria, de modo que penseis a mesma coisa, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, tendo o mesmo sentimento. Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo. Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros. Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,


A harmonia e ordem que ainda pode ser vista na vida, na existência e no mundo natural apontam para Deus como seu originador. Da mesma forma, o corpo de crentes, conhecido como igreja – a nova criação de Deus – deve também exibir a harmonia que Deus pretendia que existisse entre os seres que Ele criou. Como exibimos essa harmonia? A resposta é simples. Ponha de lado o interesse próprio e a autopromoção que o mundo considera necessários para a sobrevivência. Ame os outros mais que a si mesmo e busque fazer-lhes o bem. Imite a vida abnegada de Cristo.


Pense nisto: As igrejas são bem parecidas com famílias no sentido de que alguns membros podem ter relativamente pouco em comum com os outros membros. Mencione maneiras em que podemos aliviar as tensões que inevitavelmente surgem. Como podemos promover relações harmoniosas uns com os outros?


Perguntas para reflexão:


1. A maioria das pessoas tem pelo menos uma convicção passiva sobre a existência de um Deus criador. Por que é importante crer no relato criacionista de uma Terra jovem, em vez de, digamos, no evolucionismo teísta?



2. A maioria dos milagres de Jesus foi de cura, o que indica que tanto Ele como Seus ouvintes consideravam a cura um ato santo. O que essa ideia nos sugere sobre a importância de nosso bem-estar físico perante Deus?


Pergunta de aplicação:


Como cristãos, sabemos que Deus pretende que tenhamos saúde. Esta é um aspecto vibrante da vida abundante que Ele oferece. infelizmente, a mensagem de saúde costuma ser percebida como um conjunto rígido de restrições, ou pior, como justificação para que seus seguidores se considerem superiores aos que não fazem assim. Como podemos apresentar a mensagem de saúde de maneira que o povo entenda que Deus deseja isso para nossa felicidade e bem-estar?


Salmo 139:13, 14 afirma que fomos formados de modo “assombrosamente maravilhoso”. E é verdade. Virtualmente, alguns de nossos órgãos são uma maravilha de projeto e engenharia! As probabilidades de qualquer deles emergir por acaso são extremamente remotas.


Um dos propósitos da nossa vida é servir de bênção à vida de outros, particularmente em nossa própria comunidade. Em sua igreja ou em sua comunidade, você conhece alguém que esteja passando por dificuldade para cumprir as funções básicas da vida? Quais são exatamente as necessidades dessa pessoa, e como você pode ajudar?


Exemplo: Realizando algum trabalho na casa ou no quintal de uma pessoa idosa ou doente; fazendo refeições para dar aos sem-teto. Que outros exemplos você pode dar?



Texto extraído de:

Nenhum comentário:

Postar um comentário