segunda-feira, 6 de abril de 2009

Crescendo em fé



Crescendo em fé


Não importando quais sejam as circunstâncias, e apesar dos sentimentos em determinados momentos, ao enfrentarmos dúvidas e obstáculos, a fé aumentará quando avançarmos na reivindicação das promessas de Deus. A fé é mais que um sentimento; é um princípio que ultrapassa a inconstância das emoções humanas. Ter fé é fazer o que sabemos que Deus nos pede que façamos, embora não sintamos o desejo de fazê-lo.


Se estiver crescendo na graça e no conhecimento de Jesus Cristo, você tirará proveito de cada privilégio e oportunidade para obter maior conhecimento sobre a vida e o caráter de Cristo; isto é, fará tudo o que puder para crescer em graça e fé.


A fé em Jesus crescerá quando você estiver mais familiarizado com Ele. Isso pode acontecer pela contemplação de Sua vida e Seu amor. Nada desonra a Deus mais do que professar ser Seu discípulo e, ao mesmo tempo, manter-se à distância dEle.


8. Que desafio Pedro lançou aos crentes? 2Pe 3:18   -  "antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno."


9. Como a igreja de Tessalônica esteve à altura desse desafio? 2Ts 1:3  -  "Irmãos, cumpre-nos dar sempre graças a Deus no tocante a vós outros, como é justo, pois a vossa fé cresce sobremaneira, e o vosso mútuo amor de uns para com os outros vai aumentando," 


10. E como o “escudo da fé” nos ajuda a crescer espiritualmente? Como a fé se relaciona com o restante da “armadura de Deus”, descrita em Efésios 6:10-18?   -      "Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis. Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça. Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz; embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos."


A meta do cristão é “amadurecer” na fé. Esse é um processo vitalício. Enquanto experimentamos a bênção do crescimento e permanecemos firmes na fé (1Co 16:13), podemos, às vezes, achar que outros ainda são “fracos” (Rm 14:1). Muitas vezes, temos a tendência de esquecer que também demorou muito até chegarmos aonde estamos hoje no terreno espiritual. Mas qualquer que seja nossa reação, ela nunca deve ser de orgulho nem de crítica (1Co 10:12). É Deus que faz brotar cada semente de fé, e também é a Ele que deve ser creditado o crescimento que ocorrer em nossa vida espiritual. Mas, embora essa seja uma verdade que nunca deve ser esquecida, devemos também nos lembrar de que, por nossas escolhas pessoais, podemos ajudar a criar o tipo certo de ambiente em que pode ocorrer o crescimento espiritual.


"Sede vigilantes, permanecei firmes na fé, portai-vos varonilmente, fortalecei-vos." (1 Cor. 16:13)

"Acolhei ao que é débil na fé, não, porém, para discutir opiniões." (Rom. 14:1)

"Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia." (1 Cor. 10:12).


Você tem amizades, visita lugares ou se expõe a certos tipos de mídia que afetam negativamente sua fé? Neste caso, você está disposto a abandoná-los? A resposta depende da importância que você atribui à sua fé.





Um comentário: