quinta-feira, 16 de abril de 2009

Esperança eterna



Como seres finitos podem entender o que é ser infinito? Como podemos nós, seres mortais – a maioria dos quais não viverá além dos 80 ou 90 anos – entender o que é ser imortal e viver para sempre? A vida eterna não é simplesmente uma continuação da nossa vida presente. De muitas formas, esta mais se assemelharia a um “inferno” que ao “Céu”. A vida eterna tem uma característica inteiramente diferente. Enquanto estamos ainda em nosso presente estado mortal, temos que nos contentar apenas com um vislumbre do que o futuro nos reserva: Vemos “apenas um espelho obscuro” e “[conhecemos apenas] em parte” (1Co 13:12, NVI).

7. Em que sentido a vida eterna será diferente de nossa presente existência? 


1Co 15:42, 43,   -  "Pois assim também é a ressurreição dos mortos. Semeia-se o corpo na corrupção, ressuscita na incorrupção. Semeia-se em desonra, ressuscita em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscita em poder." 


1Cor. 15:52; -  "...num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados."


Ap 21.   -   "Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo. Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles. E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram. E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras. Disse-me ainda: Tudo está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida. O vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus, e ele me será filho. Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte. ..... A praça da cidade é de ouro puro, como vidro transparente. Nela, não vi santuário, porque o seu santuário é o Senhor, o Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro. A cidade não precisa nem do sol, nem da lua, para lhe darem claridade, pois a glória de Deus a iluminou, e o Cordeiro é a sua lâmpada. As nações andarão mediante a sua luz, e os reis da terra lhe trazem a sua glória. As suas portas nunca jamais se fecharão de dia, porque, nela, não haverá noite. E lhe trarão a glória e a honra das nações. Nela, nunca jamais penetrará coisa alguma contaminada, nem o que pratica abominação e mentira, mas somente os inscritos no Livro da Vida do Cordeiro."


Que coisas serão semelhantes?


Com relação à vida futura, restam-nos inúmeras perguntas que nunca serão completamente respondidas na vida presente. Mas podemos aprender com a ressurreição do próprio Jesus. É importante notar que o Cristo ressuscitado era a mesma pessoa que alguns dias antes havia morrido na cruz. Ele ressurgiu com um corpo “glorificado” que não mais estava sujeito às leis da natureza, o que acontece com nosso presente corpo mortal. Mas, ao mesmo tempo, Ele continuou com a “forma humana” que tinha antes de Sua morte e ressurreição. Ele era a mesma pessoa, reconhecível pela aparência externa, pela voz e pelos gestos. Isso nos dá boa razão para concluir que, em nosso novo “corpo glorioso”, seremos reconhecidos por aqueles que conhecemos nesta vida e que desfrutarão a vida conosco no além.


Mais que isso, também podemos experimentar agora parte daquela vida eterna. Paulo nos explica (Rm 8:10) que o Espírito vive na pessoa que recebeu Cristo. Então, o crente já está tocado pela vida eterna, que se tornará uma realidade plena no mundo por vir. A presença do Espírito é a certeza de nossa salvação eterna (Ef 1:13, 14).

(Efés. 1:13-14)-   "...em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória."


Tente imaginar como será a vida em um novo Céu, uma nova Terra, com novo corpo. Deixe que sua imaginação tome conta; escreva um parágrafo a partir do que encontramos na Bíblia, sobre como será essa nova vida. Como seria tolo jogar fora tudo isso em troca de qualquer coisa que esta vida nos oferece!







Nenhum comentário:

Postar um comentário