quinta-feira, 30 de abril de 2009

Deus Se revela pela natureza



Leia o Salmo 19:1-4 e Romanos 1:18-20



(Sal. 19:1-4)    -    "Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. Não há linguagem, nem há palavras, e deles não se ouve nenhum som; no entanto, por toda a terra se faz ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo. Aí, pôs uma tenda para o sol, ..."


(Rom. 1:18-20)   -    A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça; porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis; 

Estes são os dois textos mais citados quando está em discussão o conceito de revelação de Deus por meio da natureza.

1. Resuma com suas palavras o que essas duas passagens da bíblia nos ensinam.


“Deus nos tem rodeado do bonito panorama da natureza para atrair e interessar o espírito. É Seu intento que liguemos as glórias da natureza com Seu caráter. Se fielmente estudarmos o livro da natureza, verificaremos ser ela frutífero campo à contemplação do amor e poder infinitos de Deus” (Ellen G. White, O Lar Adventista, p. 144). Os que creem na Bíblia são firmados em suas convicções quando examinam o céu iluminado pelas estrelas. Ao verem as árvores majestosas nas florestas e a beleza do Sol baixando por trás das montanhas cobertas de neve, contemplam as obras de um Criador amoroso e poderoso. Quando veem uma águia em voo, admiram uma flor ou se maravilham com a complexidade do corpo humano, veem evidências das qualidades invisíveis de Deus e concordam que a natureza realmente declara a glória de Deus.


Mas as passagens da Bíblia nos levam um passo adiante. Sugerem também que o não-crente, olhando para a natureza, alcançará o vislumbre de um poder divino que projetou e criou tudo isso. No mundo de hoje, muitos fecham os olhos para esse aspecto. Absorvem o pensamento evolucionista e pretendem explicar tudo o que existe em termos de acaso e necessidade. Mas, cada vez mais, os estudiosos estão admitindo que existe tanta evidência de um projeto inteligente que só pode ser ignorado pelos que fecham obstinadamente os olhos.


2. Faça a si mesmo esta simples pergunta: Qual é a explicação mais lógica e razoável para a beleza e a complexidade da vida: puro acaso ou uma criação intencional e planejada? Defenda sua resposta.


Leia novamente Sl 19:1-4 e Rm 1:18-20. Até que ponto Deus é revelado pela natureza? Ao mesmo tempo, que coisas sobre Deus a natureza não nos diz? Por mais que a natureza seja esclarecedora, que mais sabemos sobre Deus que não pode ser descoberto unicamente pelo exame das glórias da criação?





Um comentário:

  1. eu adorei esses resumos pois nos leva a ler um trecho da biblia

    ResponderExcluir