domingo, 26 de abril de 2009

Revelação - Resumo



I. Deus fala (1Sm 3:1-10)  -   "O SENHOR, pois, tornou a chamar a Samuel, terceira vez, e ele se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, pois tu me chamaste. Então, entendeu Eli que era o SENHOR quem chamava o jovem. Por isso, Eli disse a Samuel: Vai deitar-te; se alguém te chamar, dirás: Fala, SENHOR, porque o teu servo ouve. E foi Samuel para o seu lugar e se deitou. Então, veio o SENHOR, e ali esteve, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel! Este respondeu: Fala, porque o teu servo ouve."


Este texto é só um exemplo da disposição de Deus em falar diretamente conosco. Neste caso, Deus chamou Samuel por quatro vezes antes que ele respondesse. O que este fato nos diz sobre a disposição de Deus Se comunicar conosco?


II. O homem ouve (Hb 1:1-3)  -  "Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo. Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas," 


A. Deus fala conosco de diversas maneiras. Podemos ver Sua glória por meio da natureza, de Seu conhecimento nas profecias e por Seu amor por meio de Jesus. Como Deus fala com você pessoalmente?


B. Frequentemente, a Bíblia é chamada de carta de Deus para nós. Como podemos tornar as Escrituras mais relevantes neste mundo moderno?


III. Deus e o homem em comunhão (Jo 5:36-40)  -   "Mas eu tenho maior testemunho do que o de João; porque as obras que o Pai me confiou para que eu as realizasse, essas que eu faço testemunham a meu respeito de que o Pai me enviou. O Pai, que me enviou, esse mesmo é que tem dado testemunho de mim. Jamais tendes ouvido a sua voz, nem visto a sua forma. Também não tendes a sua palavra permanente em vós, porque não credes naquele a quem ele enviou. Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim. Contudo, não quereis vir a mim para terdes vida." 


A. Jesus diz que o único caminho para o Pai é através dEle (Mt 11:27). Não importa quanto você estude a Palavra ou entenda as profecias. Sem Jesus, você não pode conhecer Deus, o Pai. Como você pode investir tempo nesta semana para manter comunhão com Deus?


(Mat. 11:27)  -  "Tudo me foi entregue por meu Pai. Ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar." 


B. Como você pode ouvir as orientações de Deus e ser mais receptivo ao que Ele tem para dizer?


Resumo: Deus nos ama tanto que quer manter conosco um diálogo contínuo. Ele fala conosco utilizando-Se de muitos meios, dos quais o mais poderoso é Jesus.


Deus Se revela e revela Seu plano à nossa vida mediante várias meios, inclusive a natureza, a consciência, Seus profetas, a Bíblia e, acima de tudo, Jesus.


A má reputação do açúcar é suficiente para deixar um sabor azedo na boca do maior doceiro. Não existe como negar que, quando o açúcar aparece naturalmente em alimentos nutritivos, como o mel e o mamão, evidentemente, ele é benéfico. Mas não é segredo que açúcar demais pode ter efeitos prejudiciais sobre o corpo.

Quer se use pouco, quer muito, todos sentimos falta do açúcar, e não há como negar que ele melhora o sabor de certos alimentos. Sabemos que o açúcar está presente nos doces ou nos bolos. Mas você sabia que ele também pode ser um ingrediente “escondido” em sopas e molhos, catchup e até em algumas carnes? Quando o açúcar é incluído em alimentos em que você espera não o encontrar, a doçura do açúcar costuma ser disfarçada por nomes menos açucarados, como lactose, maltodextrina, frutose de xarope de milho, sorbitol e xilitol.


Como o açúcar, o conhecimento de Deus e Sua vontade também pode ser obtido mediante fontes abundantes. Deus Se revela a nós pela natureza, pela consciência, por Seus profetas, pela Bíblia e, em Sua revelação máxima: Jesus Cristo. Só é necessário procurar essas fontes para “[provar] e [ver] que o Senhor é bom” como diz o salmista (Sl 34:8). No entanto, a diferença é que atender ao anseio espiritual de um conhecimento de Deus – ao contrário do excesso de açúcar – é realmente bom para você.


 (Sal. 34:8)  -  "Oh! Provai e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia."


Pense nisto: Quando você quer alguma coisa doce, em que você normalmente pensa? Mangas? Pudim de coco? Sorvete de morango? Milkshake de chocolate? Certo, o paladar de cada pessoa anseia por alguma coisa diferente, e podemos nos apegar ao chocolate em vez da maçã com mais frequência do que gostamos de admitir, mas o desejo de doces pode, realmente, nos ajudar a entender o anseio pelas coisas espirituais. Com muita frequência, podemos suprir essa “fome de Deus” ou o anseio de coisas espirituais com outros tipos de estímulos que não nos alimentam nem satisfazem. Como as diferentes formas de Deus Se revelar podem nos oferecer a verdadeira nutrição e alimento de que mais necessitamos?


Comentário:        I. Ver e crer


Sl 19:1-4;  -  "Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. Não há linguagem, nem há palavras, e deles não se ouve nenhum som; no entanto, por toda a terra se faz ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo. Aí, pôs uma tenda para o sol,"


Rm 1:18-20.  -  "A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça; porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis;"


Pense nisto: Como Deus Se revela pela natureza?


“As coisas invisíveis de Deus podem ser claramente percebidas pela mente com a ajuda das obras criadas da natureza. Embora maculadas pelo pecado, as ‘coisas que foram criadas’ testemunham do poder infinito que criou este mundo. Ao redor de nós, vemos abundante evidência de Sua bondade e amor. Assim, é possível até ao pagão reconhecer o poder do Criador” (SDA Bible Commentary, v. 6, p. 478).


Ainda assim, por mais bela e poderosa testemunha que seja a natureza, só ela não pode revelar o plano de salvação. Para ver o quadro mais completo, devemos nos voltar para outras fontes, como a Palavra de Deus e a revelação de Deus por meio de Jesus.


Pense nisto: O que precisamos saber sobre Deus e que a natureza não pode nos dizer?


II. Tomando Deus pela palavra


Hb 1:1-3;  -  "Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo. Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas, "


2Pe 1:19-21  -  "Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração, sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo."


Pense nisto: O que dá autenticidade às palavras de um profeta? Por que sabemos que podemos confiar nos profetas da Bíblia?


Podemos confiar nos profetas de Deus porque “a profecia verdadeira é uma revelação de Deus. ... Ele decide o que deve ser revelado e o que deve permanecer oculto. A menos que o Espírito Santo impressione a mente, o homem é incapaz de profetizar – de falar em nome de Deus – não importa quão ardentemente ele deseje fazer isso” (SDA Bible Commentary,v. 7, p. 602).


Pense nisto: Qual é o papel do Espírito Santo na revelação e inspiração?


III. Em carne


Hb 1:3;  -   "Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas," 


 Jo 14:8, 9  -  "Replicou-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?" 


Você já encontrou uma criança que tinha tanto a voz como os gestos parecidos com os do pai? Pode ser uma experiência perturbadora. Você até pode sentir como se estivesse na presença da mesma pessoa com quem a criança se assemelha, mas, claro que não é o caso.


Jesus é semelhante ao Pai em caráter até mais do que qualquer pai e filho terrestres podem se assemelhar um ao outro. Ele e o Pai são um. A presença de Jesus aqui na Terra foi a mais completa revelação de Deus dada à humanidade. “Cristo era a expressa imagem da pessoa de Seu Pai” (Ellen G. White, Olhando Para o Alto [MM 1983], p. 142). Além disso, “Cristo veio ao mundo para revelar o caráter do Pai, e para redimir a raça caída. ... Em Suas palavras, Seu caráter, poder e majestade, revelou Ele a natureza e os atributos de Deus” (Ellen G. White, Para Conhecê-Lo [MM 1965], p. 38).


Pense nisto: Como podemos crescer para ser “mais semelhantes” a Deus? 


Qual é a relação entre crescer nEle e crescer para ser semelhante a Ele? O que podemos aprender do exemplo de Jesus? 


O que Sua proximidade ou unidade com o Pai revelam sobre a maneira de atingirmos os atributos do caráter de Deus?


Perguntas para reflexão:


Qual é a melhor maneira de chegar a conhecer alguém ou de alguém chegar a conhecer você? Faça uma lista de coisas que podem ser feitas. Como esses meios podem ser comparados aos meios que Deus usa para Se revelar a nós? O que podemos aprender sobre a maneira de conhecermos a Deus?


Romanos 1:18-20 diz que “os atributos invisíveis” do poder eterno de Deus e da Sua divindade são revelados tão claramente pela natureza que sua ignorância ou recusa em reconhecê-los fica “indesculpável”. Belas e poderosas palavras. Ponha-as à prova. Que exemplos específicos a natureza oferece sobre o “eterno poder” de Deus ou que ilustram o conceito da “Divindade”? Explique sua resposta.


(Rom. 1:18-20)  -  "A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça; porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis;" 


Texto extraído de: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2009/frlic522009.html



Um comentário:

  1. Olá

    estou lhe repassando dois selos que recebi do Xandy, é só entrar no meu blog e pegar.

    Abraços

    http://filosofiadegaveta.blogspot.com/2009/04/recebi-e-agora-repassando.html

    ResponderExcluir