O Deus do Antigo Testamento – Um Deus de amor
2. Examine algumas evidências importantes do amor de Deus nos tempos do Antigo Testamento referidas abaixo, e acrescente outras evidências claras de Seu amor encontradas em outros lugares do Antigo Testamento.
a. O amor de Deus na criação (Gn 1:26-31; - "Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, ....."
Gn. 2:21-25). - "Então, o SENHOR Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne. E a costela que o SENHOR Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe. E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada. Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne. Ora, um e outro, o homem e sua mulher, estavam nus e não se envergonhavam. "
b. Procurando uma solução para o problema do pecado (Gn 3:15; - "Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar."
Gn. 22:8; - "Respondeu Abraão: Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto; e seguiam ambos juntos."
Is 53). - "olhamo-lo, mas nenhuma beleza havia que nos agradasse. Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso. Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos."
c. O dom do sábado (Êx 31:12-17). - "...para que saibais que eu sou o SENHOR, que vos santifica. ... Seis dias se trabalhará, porém o sétimo dia é o sábado do repouso solene, santo ao SENHOR; qualquer que no dia do sábado fizer alguma obra morrerá. Pelo que os filhos de Israel guardarão o sábado, celebrando-o por aliança perpétua nas suas gerações. Entre mim e os filhos de Israel é sinal para sempre; porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, e, ao sétimo dia, descansou, e tomou alento."
d. O contínuo dom de profecia (Am 3:7). - "Certamente, o SENHOR Deus não fará coisa alguma, sem primeiro revelar o seu segredo aos seus servos, os profetas."
Algumas histórias e declarações do Antigo Testamento são, pelo menos à primeira vista, difíceis de se entender. É verdade que lemos sobre mortandade e guerra. Mas nunca se esqueça de que Deus é retratado constantemente como o Deus da aliança, que atrai o povo a Si mesmo e não o abandona, apesar de Seus filhos O haverem abandonado vez após outra.
O que você responde quando lhe fazem perguntas sobre as guerras e as mortandades no Antigo Testamento? Como você concilia as ordens divinas para eliminar nações inteiras (por exemplo, quando Israel tomou posse da terra de Canaã) com o conceito de um Deus de amor? |
Nenhum comentário:
Postar um comentário