quarta-feira, 1 de abril de 2009

O Deus do Antigo Testamento – Um Deus de amor



O Deus do Antigo Testamento – Um Deus de amor


Frequentemente, dizem que o amor de Deus só é claramente manifestado no Novo Testamento, enquanto o “Deus do Antigo Testamento” é um Deus de justiça e ira. Mas um cuidadoso estudo de toda a Bíblia mostra que Deus não tem essa dupla personalidade. Muito embora o amor de Deus seja mais plenamente manifestado em Cristo (retratado no Novo Testamento), o Deus dos tempos do Antigo Testamento é igualmente um Deus de amor supremo. Deus não muda (Tg 1:17  -"Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança."). Deus não evolui gradualmente de um Deus de ira ou de justiça para um Deus de amor. O amor de Deus é eterno. As palavras ao Seu povo no Antigo Testamento se aplicam a todos os tempos: “Com amor eterno Eu te amei” (Jr 31:3).

2. Examine algumas evidências importantes do amor de Deus nos tempos do Antigo Testamento referidas abaixo, e acrescente outras evidências claras de Seu amor encontradas em outros lugares do Antigo Testamento.


a. O amor de Deus na criação (Gn 1:26-31;  -  "Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, ....."


Gn. 2:21-25).  -  "Então, o SENHOR Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne. E a costela que o SENHOR Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe. E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada. Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne. Ora, um e outro, o homem e sua mulher, estavam nus e não se envergonhavam. "


b. Procurando uma solução para o problema do pecado (
Gn 3:15; - "Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar."

Gn. 22:8;  -  "Respondeu Abraão: Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto; e seguiam ambos juntos."

Is 53). - "olhamo-lo, mas nenhuma beleza havia que nos agradasse. Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso. Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos." 


c. O dom do sábado (
Êx 31:12-17). -  "...para que saibais que eu sou o SENHOR, que vos santifica. ... Seis dias se trabalhará, porém o sétimo dia é o sábado do repouso solene, santo ao SENHOR; qualquer que no dia do sábado fizer alguma obra morrerá. Pelo que os filhos de Israel guardarão o sábado, celebrando-o por aliança perpétua nas suas gerações. Entre mim e os filhos de Israel é sinal para sempre; porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, e, ao sétimo dia, descansou, e tomou alento."


d. O contínuo dom de profecia (
Am 3:7).  -  "Certamente, o SENHOR Deus não fará coisa alguma, sem primeiro revelar o seu segredo aos seus servos, os profetas."


Algumas histórias e declarações do Antigo Testamento são, pelo menos à primeira vista, difíceis de se entender. É verdade que lemos sobre mortandade e guerra. Mas nunca se esqueça de que Deus é retratado constantemente como o Deus da aliança, que atrai o povo a Si mesmo e não o abandona, apesar de Seus filhos O haverem abandonado vez após outra.


O que você responde quando lhe fazem perguntas sobre as guerras e as mortandades no Antigo Testamento? Como você concilia as ordens divinas para eliminar nações inteiras (por exemplo, quando Israel tomou posse da terra de Canaã) com o conceito de um Deus de amor?








Nenhum comentário:

Postar um comentário