quinta-feira, 2 de abril de 2009

Amor – a matéria-prima da vida





Amor – a matéria-prima da vida


Precisamos comer e beber a fim de nos manter vivos. Sem líquido para beber ou sem alimento, logo haveremos de perecer. Mas, para viver no verdadeiro sentido da palavra, também precisamos de amor. A vida sem amor é um tipo sub-humano de existência. Existe em nós uma necessidade inata de receber amor. Precisamos do amor dos pais. Precisamos do amor da família e dos amigos. Precisamos ser parte de uma comunidade amorosa. Mas, na mesma medida em que precisamos receber amor, precisamos também dar amor. Não seremos verdadeiramente humanos se não pudermos amar. Mas vamos ser claros: O verdadeiro amor não começa conosco. A capacidade de amar é criada em nós pelo Criador. "Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra." (Gên. 1:26) - "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16)).

1. Qual é a importância do amor na vida do seguidor de Cristo? 

"
Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo." (Mat. 22:37-39)

"
E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará." (1 Cor. 13:1-3)

"
Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos; aquele que não ama permanece na morte." (1 João 3:14)

O amor de Deus sempre vem antes do nosso amor. Pode-se dizer muito sobre o amor, mas este é o ponto crucial. O verdadeiro “amor não é um impulso, mas um princípio divino, um poder permanente. O coração não consagrado não o pode criar nem produzir. Ele é achado somente no coração em que Jesus reina. ‘
Nós amamos porque Ele nos amou primeiro (1Jo 4:19). No coração renovado pela graça divina, o amor é o princípio que regula a ação” (Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 551).

O famoso escritor britânico C.S. Lewis usa as expressões “amor dom” e “amor necessidade” para diferenciar entre o amor de Deus e as formas de amor humano. Enquanto Deus quer nosso amor além de tudo o mais, Ele não precisa de nosso amor assim como nós precisamos do amor dEle e de nossos semelhantes. Precisamos
“começar com o verdadeiro começo, com o amor como a energia divina. Esse amor primitivo é o amor-dom. Em Deus, não existe fome que precisa ser satisfeita, só a abundância que deseja dar” (C.S. Lewis, The Four Loves [Os Quatro Amores], p. 121). Nosso amor humano precisa ser transformado pelo amor divino, de forma que – mesmo continuando a desejar o amor dos outros – demos amor de maneira verdadeiramente semelhante à de Cristo.

Por sua experiência, qual é a diferença entre o amor humano e o de Deus? Que tipo de amor humano exemplifica melhor o amor de Deus? Como o amor de Deus se manifesta melhor em nossa vida?



Um comentário:

  1. A vida seria muito mais fácil se não houvesse competividades e o ser humano fosse mais sincero e honesto...deveria pensar mais com o coração.

    jinhos

    xana

    ResponderExcluir