terça-feira, 7 de abril de 2009

Exercendo Fé



Exercendo Fé

Em sua narrativa dos milagres de cura de Cristo, os escritores dos evangelhos enfatizavam que o fator subjacente não foi a mágica, mas a fé. As pessoas curadas eram desafiadas a exercer fé. “Que lhes seja feito segundo a fé que vocês têm”, disse Jesus (Mt 9:29, NVI). No entanto, experiências extraordinárias que levam o selo inegável da intervenção miraculosa de Deus nem sempre resultam em fé. A verdade é que muitos procuram maneiras de explicar por meios naturais essas intervenções divinas.

5. Que comparação fez Jesus entre os milagres e as Escrituras? Qual deve ser o fundamento da fé? 


A fé é fortalecida quando vemos Deus atuando em nossa vida e na vida de outros; mas, frequentemente, a fé vem antes de ocorrerem as intervenções de Deus em nossa vida. A fé espera que Deus mostre Sua mão. Deus prometeu agir por nosso intermédio e em nosso favor se tivermos fé nEle. Nessa fé confiante devemos tomá-Lo pela palavra.

6. Que diferentes aspectos dessa “vida pela fé” encontramos nas Escrituras? 

a)- Rm 1:17;  - visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé.

b)- Gl 5:6Tg 2:17, 18;  - Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta. Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé.

c)- 1Jo 5:4, 5 - porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê ser Jesus o Filho de Deus? 

7. Por outro lado, qual é o resultado trágico quando não existe fé? 

a)- Rm 11:20;  -  Bem! Pela sua incredulidade, foram quebrados; tu, porém, mediante a fé, estás firme. Não te ensoberbeças, mas teme.

a)- Hb 3:19  -  Vemos, pois, que não puderam entrar por causa da incredulidade.

O contexto de Romanos 11:20 deixa claro que Paulo estava falando sobre os antigos hebreus, a quem haviam sido dadas as promessas de salvação em uma relação de aliança com Deus.

Eles poderiam ter experimentado a vida abundante em Cristo que a fé traz a todos os que a exercem, mas sua experiência e fracasso é uma lembrança clara de que “sem fé é impossível agradar a Deus” (Hb 11:6).  -  De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam. 


Um comentário:

  1. eu creio em jesus porem não consigo exercer o poder da fé, como diz se tiverdes fé do tamanho do grão de mostarda poreis mover motanhas ou se creres em mim (disse jesus) farão obras maiores do as que eu fiz quero entender, Deus os abençõem.

    ResponderExcluir