sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Alegria na obediência










3. A que Jesus relacionou a alegria? 


Jo 15:10, 11  -  Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço. Tenho-vos dito estas coisas para que o meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo. 


Por que a obediência deve levar à alegria?


“Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na Sua lei medita de dia e de noite” (Sl 1:2).


“Agrada-me fazer a Tua vontade, ó Deus meu; dentro do meu coração, está a Tua lei” (Sl 40:8).


Não existe alegria maior que a alegria de ser obediente à vontade de Deus. Embora possa parecer a alguns que a ênfase na obediência à lei de Deus simplesmente serve para avivar uma consciência já culpada, o fato é que a obediência à vontade de Deus é libertadora. 


Lembre-se, foi a desobediência que trouxe guerra ao Céu e pecado e morte a este Planeta. Toda dor e todo sofrimento é resultado do desvio da humanidade em relação à vontade de Deus. Portanto, será a obediência à vontade de Deus, pela fé, que ajudará a restaurar a alegria.


4. Que dizem outros textos bíblicos sobre a obediência com alegria? 


Sl 19:8; - Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro e ilumina os olhos. 


Jr 15:16; -   Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. 


Mt 7:21-27 - Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade. Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.


Por mais clara que seja a Bíblia de que não somos salvos pelas obras, também é claro que as obras são um aspecto inseparável do que significa ter a salvação. As obras revelam ao Universo qual é a realidade de nossa salvação, a realidade de nosso compromisso para com Deus. Chamar alguém de legalista só porque essa pessoa é inflexível sobre a obediência a Deus é, em sentido real, cair na armadilha contra a qual Isaías advertiu: “Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal; que fazem da escuridade luz e da luz, escuridade; põem o amargo por doce e o doce, por amargo!” (Is 5:20).


Você já experimentou por si mesmo a alegria proveniente da obediência? Ou, para fazer a pergunta pelo lado negativo: Você já experimentou a dor e o sofrimento que vem de não obedecer ao Senhor?




Extraído de: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2010/frlic312010.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário