quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Paciência no ensino do evangelho







prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade (paciência) e doutrina. 2Tm 4:2


A pregação e ensino do evangelho é uma das áreas mais difíceis para se exercitar a paciência. A maioria é muito impaciente com as pessoas que não conhecem a verdade ou que não parecem se importar com isso. 


Mas, em um mundo cheio de falsas doutrinas e preconceitos contra a verdade, devemos ser pacientes na missão de levar as pessoas a Cristo. É muito fácil balançar a cabeça e dizer: “Por que eles não entendem? A verdade é tão clara!”


A verdade sempre é clara para quem não a está vendo pelos óculos manchados por doutrinas falsas, tradição, família, e assim por diante. Devemos ser pacientes quando procuramos abrir as mentes e desatar os nós do preconceito e dos ensinos falsos que os ligam ao erro e à tradição.


5. Que lições práticas sobre a paciência na área de conduzir as pessoas a Cristo encontramos na parábola da semente? 

Mc 4:26-29  -  Disse ainda: O reino de Deus é assim como se um homem lançasse a semente à terra; depois, dormisse e se levantasse, de noite e de dia, e a semente germinasse e crescesse, não sabendo ele como. A terra por si mesma frutifica: primeiro a erva, depois, a espiga, e, por fim, o grão cheio na espiga. E, quando o fruto já está maduro, logo se lhe mete a foice, porque é chegada a ceifa.


Somos propensos a pensar que quando alguém estuda uma doutrina bíblica e não a aceita imediatamente, isso deve significar que a pessoa rejeitou a verdade. No entanto, nem sempre é assim. O fato é que a conversão pode ser um processo longo e complicado que, em alguns casos, pode levar anos. Embora muitos de nós estejamos ansiosos por ver logo o fruto de nossos trabalhos, isso nem sempre acontece. O importante é que, em nosso zelo, não podemos nos tornar um empecilho a alguém; isto é, não devemos pressionar tanto até que a pessoa se torne resistente. 


Ainda mais, nunca devemos condenar ou julgar aquele que não assume um compromisso com as verdades que amamos tão profundamente no tempo preciso em que achamos que a pessoa deveria fazer. Seu trabalho, seu esforço pela pessoa, pode muito bem ser um passo importante em um processo que pode não produzir fruto por anos. Você não sabe. O mais importante é não arruinar tudo condenando ou sendo crítico.


Que lição importante se acha em 1 Samuel 16:7 e que devemos sempre ter em mente?  Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração. (1 Sam. 16:7) 


http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2010/frlic512010.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário