segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Como desenvolver a paciência







“Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma” (Tg 1:2-4, NVI).


8. Qual foi sua experiência com a realidade desses versos? O que você aprendeu das várias provações que enfrentou e, no fim, o tornaram uma pessoa melhor, que reflete melhor o caráter de Jesus?


A palavra grega para provações, às vezes traduzida como tentações, é peirazo, que tem o significado mais amplo de provar ou testar. O diabo nos tenta a fazer o mal. As provas e tentações que Deus permite intervenham em nossa vida têm a finalidade de desenvolver nosso caráter.


“As provações da vida são obreiras de Deus para remover de nosso caráter impurezas e arestas. O processo de cortar, desbastar, aparelhar, lustrar e polir é penoso; é difícil ser pressionado sob a ação da pedra de polimento. Mas, depois, a pedra é apresentada pronta para ocupar seu lugar no templo celestial. O Mestre não efetua trabalho assim cuidadoso e completo com material imprestável. Só as Suas pedras preciosas são polidas, como colunas de um palácio” (Ellen G. White, O Maior Discurso de Cristop. 10).


Mas isso não significa que toda provação vem da providência de Deus. Frequentemente, trazemos o sofrimento a nós mesmos pela desobediência; com frequência, também, as provas e sofrimentos não passam de resultados do que significa viver em um mundo caído, pecador, em que temos um inimigo que nos odeia (1Pe 5:8 - Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar;).


Porém, significa que pela submissão completa de nós mesmos ao Senhor, apegando-nos a Ele em fé e obediência, não importa o que passemos, podemos sair melhores ou mais refinados, se permitirmos que Deus trabalhe em nós. Ninguém disse que será divertido. Frequentemente, a vida aqui não é divertida, mas recebemos a maravilhosa promessa: “Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até o dia de Cristo Jesus” (Fp 1:6).








Estudo adicional


“Em Seu trato com a humanidade, Deus suporta longamente o impenitente. Ele usa Seus agentes designados para chamar homens à submissão, e lhes oferece pleno perdão, caso se arrependam. Mas, por ser Deus paciente, as pessoas abusam de Sua misericórdia. ‘Visto como se não executa logo a sentença sobre a má obra, o coração dos filhos dos homens está inteiramente disposto a praticar o mal’ (Ec 8:11). A paciência e a longanimidade de Deus, que deveriam suavizar e subjugar a vontade, têm uma influência totalmente diferente sobre os descuidados e pecadores. Leva-os a abandonar as restrições e os fortalece na resistência. Pensam que o Deus que tanto suportou por eles não dará atenção à sua perversidade. Se vivêssemos em uma época de retribuição imediata, as ofensas contra Deus não aconteceriam tão frequentemente. Mas, embora tarde, o castigo não deixa de ser inevitável. Existem limites até para a paciência de Deus. O limite de Sua paciência pode ser ultrapassado, e Ele certamente punirá os obstinados. E quando começar a estudar o caso dos pecadores presunçosos, Ele não o interromperá até que esteja concluído” (Ellen G. White, The SDA Bible Commentary, p. 1.166).


Perguntas para consideração


1. Dizer que Deus é paciente não é o mesmo que dizer que Ele é tolerante. Qual é a diferença entre paciência e tolerância, e por que é fácil confundir as duas?

2. Como a vida de Cristo revela o verdadeiro significado da paciência? Que exemplos poderosos de paciência Ele nos deu? Que exemplos Ele deu em que a paciência não era apropriada?


3. Pense mais na questão das provações e caráter. Certo, as provações podem aperfeiçoar nosso caráter em muitos casos. Ao mesmo tempo, o que acontece quando as provações deixam as pessoas amarguradas, as afastam de Deus, e as tornam céticas e duvidosas? Você já viu isso acontecer a alguém? Nesse caso, o que você pode aprender dessa experiência?


4. Existe alguém com quem você precisa se desculpar pela falta de paciência? Por que não se humilhar e pedir desculpas e fazer o que mais seja necessário para endireitar as coisas? Não é isso que significa ser cristão?


Extraído de: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2010/frlic512010.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário