quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Paciência um dom de Deus








“Vocês precisam ter paciência para poder fazer a vontade de Deus e receber o que Ele promete” (Hebreus 10:36 NTLH)



No grego, duas palavras expressam o significado de paciência, outro fruto do Espírito. 


O primeiro é hupomone, traduzida como resistência, firmeza e fortaleza em circunstâncias irreversíveis 


A segunda palavra, makrothumia, significa ter espírito “paciencioso” ou “que não perde o ânimo”. É o oposto do temperamento irritado, impaciente e que se frustra facilmente. Em geral, significa apegar-se às coisas e não ser extraviado pela adversidade. Normalmente, a palavra é aplicada a ter paciência com as pessoas.


Uma pessoa paciente é meiga, gentil e constante em todas as circunstâncias. O verdadeiro teste de paciência não é a espera mas a maneira de se comportar enquanto espera. “Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma” (Tg 1:4, RC).


Alcançar esse ponto na vida requer prática, aliada à graça de Deus e a disposição de pôr de lado o eu e submeter-se aos ditames do Espírito Santo. As boas-novas são que, se aprendermos a paciência, estaremos em posição de receber muitas outras bênçãos de Deus.






Paciência é atributo de Deus


“E passando o Senhor por diante dele, clamou: Senhor, Senhor Deus compassivo, clemente e longânimo e grande em misericórdia e fidelidade” (Êx 34:6)


Uma das muitas histórias da Bíblia que ilustram a paciência de Deus foi Seu trato com Nínive. O profeta Jonas reconheceu a paciência de Deus: “Ah! Senhor! Não foi isso o que eu disse, estando ainda na minha terra? Por isso, me adiantei, fugindo para Társis, pois sabia que és Deus clemente, e misericordioso, e tardio em irar-Se, e grande em benignidade, e que Te arrependes do mal”(Jn 4:2).


Note algumas das outras qualidades com que a paciência é combinada em Êxodo 34:6  - E, passando o SENHOR por diante dele, clamou: SENHOR, SENHOR Deus compassivo, clemente e longânimo (paciente) e grande em misericórdia e fidelidade; 


A graça, a misericórdia, a clemência, a bondade e a verdade protegem e sustentam até os pecadores mais endurecidos a fim de lhes dar o máximo de tempo e vantagem para mudar de vida. Se Deus removesse as pessoas tão depressa e frequentemente quanto nós fazemos, todos estaríamos mortos.


1. Por que Deus é paciente com os pecadores? (2Pe 3:8, 9 - Há, todavia, uma coisa, amados, que não deveis esquecer: ..... Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento.). 


Como você vê a realidade dessa verdade manifesta em você mesmo ou em outros?


Se alguém lhe perguntasse como você vê Deus, como O descreveria? Isto é esclarecedor, porque a imagem que o cristão tem sobre Deus define sua visão de mundo e maneira de tratar os outros. Se vemos Deus como alguém zangado e prestes a castigar, como provavelmente trataríamos os outros na igreja e em casa?


2. Como podemos aprender a fazer o que o Senhor nos ordena a fazer em Romanos 15:5?


Ora, o Deus da paciência e da consolação vos conceda o mesmo sentir de uns para com os outros, segundo Cristo Jesus, 




Extraído de: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2010/frlic512010.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário