terça-feira, 12 de janeiro de 2010

O teste do amor






4. Em que o conselho de Jesus é superior à atitude de Seus contemporâneos? Qual foi Seu argumento para essa nova posição?


Mt 5:43-48  -  Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos. Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os gentios também o mesmo? Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste. 


Se devemos amar os inimigos, seria melhor descobrirmos exatamente quem são eles. Se inimiga é só a pessoa que ameaça nossa vida, podemos pensar que esse texto não se aplica a nós, considerando que provavelmente não tivemos a vida ameaçada ultimamente.


Mas, por definição, inimigo é um oponente, rival, concorrente, desafiante, contendor. Inimigo é quem nos odeia ou nos maltrata. Pode até ser um cônjuge ou outro membro da família. Pode haver ocasiões em que um membro da família não seja muito amoroso. Ele pode até procurar meios de nos irritar. Quando isso acontece, é fácil ser apanhado pela armadilha da vingança e mesquinhez.


Às vezes, podemos passar por conflitos no trabalho, e aqueles com quem trabalhamos lado a lado ao longo dos anos podem começar a nos considerar oponentes. Inimigo pode ser alguém por quem tivemos grande consideração por um bom tempo, ou pode até ser alguém em nossa igreja.


Precisamos perceber que o inimigo a quem Jesus Se referiu não está limitado a alguém que ameaça nossa vida, mas é qualquer pessoa que provoca aflição suficiente para nos tentar à vingança.


5. Que outros conselhos encontramos a respeito da necessidade de expressar amor? 


Pv 15:1; - A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.


Pv. 25:21;  - Se o que te aborrece tiver fome, dá-lhe pão para comer; se tiver sede, dá-lhe água para beber


1Pe 3:9  -  não pagando mal por mal ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo, pois para isto mesmo fostes chamados, a fim de receberdes bênção por herança. 


Amar os inimigos? Muitos já se esforçam o suficiente para mostrar amor pelos amigos, que dirá pelos inimigos! Como podemos aprender a seguir o exemplo de Jesus? Como nosso coração pode ser transformado a fim de amarmos os inimigos? Como a oração por eles pode desempenhar um grande papel em nos ajudar a alcançar esse ideal cristão?




Extraído de: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2010/frlic212010.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário