quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Encontrando paz







Encontrando paz: I


Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa almaMt 11:28, 29)


Em uma escala de 1 a 10 (1 é muito pacífica, 10 é muito ansiosa), que nota você daria à sua vida? As pessoas estão cada vez mais frustradas na busca da paz pessoal. EmMateus 11:28, 29, Jesus faz um convite. Embora não use a palavra paz, Ele usa uma palavra que significa descanso, refrigério, dar descanso a si mesmo.



2. Leia: “Vinde a Mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o Meu jugo e aprendei de Mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma” (Mt 11:28, 29). O que Jesus está nos dizendo aqui? Como podemos experimentar por nós mesmos a realidade dessa promessa maravilhosa?


Pelo que Jesus está dizendo nesses versos, Ele está propondo nos dar a paz como um presente, ou quer nos mostrar como obtê-la? Jesus não está ensinando que a paz pessoal é resultado de alguma causa e nos convidando a aprender dEle qual é essa causa?


“É o amor de si mesmo que traz desassossego. ... Os que se apegam à palavra de Cristo, e se entregam à Sua guarda e a Seu dispor, encontrarão paz e sossego. Coisa alguma no mundo os pode entristecer, quando Jesus os alegra com Sua presença. Na perfeita conformidade há descanso perfeito. O Senhor diz: ‘Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em Ti; porque ele confia em Ti’” (Is 26:3; Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 330, 331).








Encontrando paz: II 


(Jo 14:27)  -  Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. 


Conta-se a história de dois pintores. Cada um pintou um quadro para ilustrar seu conceito de descanso. O primeiro escolheu para sua cena um lago sereno, calmo entre as montanhas ao longe. O segundo pintou um cachoeira trovejante com uma frágil árvore curvada sobre a espuma; na forquilha de um galho, quase molhado pelos respingos da catarata, um pequeno pássaro sobre o ninho.


Quem retratou melhor a essência do descanso? Não é frequentemente neste mundo de tumulto que achamos o descanso de um lago solitário nas montanhas. Com mais frequência, encontramos descanso em meio ao tumulto da vida real.


3. Leia um exemplo de paz em meio ao tumulto. 


Mt 8:23-27  -  Então, entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram. E eis que sobreveio no mar uma grande tempestade, de sorte que o barco era varrido pelas ondas. Entretanto, Jesus dormia. Mas os discípulos vieram acordá-lo, clamando: Senhor, salva-nos! Perecemos! Perguntou-lhes, então, Jesus: Por que sois tímidos, homens de pequena fé? E, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar; e fez-se grande bonança. E maravilharam-se os homens, dizendo: Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem?


Como é possível dormir numa situação dessas? Qual era o segredo de Jesus?


Mc 4:35-41  -  Naquele dia, sendo já tarde, disse-lhes Jesus: Passemos para a outra margem. E eles, despedindo a multidão, o levaram assim como estava, no barco; e outros barcos o seguiam. Ora, levantou-se grande temporal de vento, e as ondas se arremessavam contra o barco, de modo que o mesmo já estava a encher-se de água. E Jesus estava na popa, dormindo sobre o travesseiro; eles o despertaram e lhe disseram: Mestre, não te importa que pereçamos? E ele, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: Acalma-te, emudece! O vento se aquietou, e fez-se grande bonança. Então, lhes disse: Por que sois assim tímidos?! Como é que não tendes fé? E eles, possuídos de grande temor, diziam uns aos outros: Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem? 


Lc 8:22-25 - Aconteceu que, num daqueles dias, entrou ele num barco em companhia dos seus discípulos e disse-lhes: Passemos para a outra margem do lago; e partiram. Enquanto navegavam, ele adormeceu. E sobreveio uma tempestade de vento no lago, correndo eles o perigo de soçobrar. Chegando-se a ele, despertaram-no dizendo: Mestre, Mestre, estamos perecendo! Despertando-se Jesus, repreendeu o vento e a fúria da água. Tudo cessou, e veio a bonança. Então, lhes disse: Onde está a vossa fé? Eles, possuídos de temor e admiração, diziam uns aos outros: Quem é este que até aos ventos e às ondas repreende, e lhe obedecem?


Por que Jesus Se preocupou para que Seus discípulos tivessem paz? Jesus nos deixou uma bela promessa sobre a paz: “Deixo-vos a paz, a Minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo” (Jo 14:27). Como a paz que o mundo está tentando dar contrasta com a paz que Jesus oferece?


Uma coisa não devemos fazer: comparar a paz com uma vida sem problemas. É raro haver alguém, até mesmo o cristão mais fiel, que passa pela vida sem provas, dor e sofrimento. Realmente, parece que alguns têm mais que seu quinhão de sofrimentos. Mas a paz tem mais que ver com a maneira de enfrentarmos essas situações do que com as situações em si. A paz tem que ver com a confiança mais profunda em um Deus amoroso e atencioso que sabe o que estamos passando e que prometeu não nos abandonar, não importa o que aconteça.


Com que coisas você fica mais chateado? Fale com Deus sobre seus temores mais profundos. Chame-os pelo nome. Peça que o Senhor o ajude a identificar seu medo. Então, tome tempo para permitir que Ele comece a falar suavemente de paz sobre esses temores.



Extraído de: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2010/frlic412010.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário