sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

“Sem Mim nada podeis fazer”









Dois garotos estavam descendo por uma árvore frutífera para escapar da janela de seu quarto no segundo andar e ir nadar sem a permissão dos pais. Um dia, eles ouviram o pai dizer que ia cortar a árvore porque estava morta. Com medo de perder seu caminho de fuga, eles foram à loja e compraram maçãs artificiais, que amarraram nos galhos da árvore morta. Na manhã seguinte, o pai expressou seu assombro por ver maçãs que pareciam ter crescido durante a noite, especialmente porque a árvore era uma pereira!


Leia João 15:1-5 - "Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda. Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado; permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer." agora responda às perguntas seguintes:


2. Por que Jesus enfatizou ser Ele mesmo a Videira verdadeira? (Veja também Mt 24:24  -  "porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos")


3. De acordo com João 15:5  - "Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer", que parte da videira Jesus disse que somos? O que significa isso em nível prático; isto é, o que nos diz sobre como devemos viver?


verso 4 explica que um ramo não pode produzir fruto a menos que esteja conectado à videira. Este é um ponto crucial, que não devemos perder.


Imagine um galho que acabasse de cair de uma macieira. Suponha que o ramo tivesse várias maçãs quase maduras. O que logo aconteceria ao galho? E às maçãs? Faria alguma diferença se pintássemos as maçãs de um vermelho vivo? Suponha que regássemos o galho ou puséssemos fertilizante no solo ao redor? O galho continuaria a produzir mais maçãs se puséssemos o talo no chão? Então, por que estar ligado ao tronco (a videira) é tão essencial para o ramo?


Como você produz bons frutos em Jesus? 
O que significa isso? 
O que teria que mudar em sua vida para tornar essa uma experiência diária? 
Que práticas e hábitos você está cultivando, que tornam mais difícil permanecer nEle?




Extraído de: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2010/frlic112010.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário